Encontro na Reitoria articula participação da UFC na próxima fase da plataforma Ceará 2050

A Universidade Federal do Ceará deve participar de maneira mais intensa das próximas fases da plataforma colaborativa Ceará 2050. Para apresentar o andamento do projeto estratégico e articular os detalhes da colaboração, foi realizado, nesta quarta-feira (19), um encontro no Gabinete do Reitor. A reunião contou com a presença de representantes da Reitoria, da coordenação do projeto e de unidades acadêmicas como Centro de Tecnologia e Campus da UFC em Quixadá, que têm contribuído cientificamente com as ações da agenda.

Imagem: Apresentação feita pela coordenação da plataforma Ceará 2050 é projetada durante reunião na Reitoria da UFC. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A plataforma prevê cinco fases. Finalizada a fase de diagnóstico, encontra-se atualmente na segunda etapa, dedicada à análise externa de soluções similares bem-sucedidos mundo afora e à construção de cenários adequados às condições e à realidade local. Dividida em ações de dimensão territorial, econômica, social, ambiental, de gestão e do conhecimento, contempla ações estruturantes que perpassam as questões da infância, dos direitos, do turismo, do empreendedorismo e do fortalecimento dos municípios, dentre outras.

A coordenação do projeto apresentou os resultados alcançados na primeira fase e as ações que integrarão o momento por vir, que precisará de uma presença mais significativa da Universidade, tanto na cessão da expertise de seus recursos humanos quanto na missão de sediar eventos e ocasiões de planejamento.

A gestão superior deixou visível a adesão da Universidade às propostas da plataforma e qualificou como desafiador o empreendimento de "pensar o Estado do Ceará 30 anos à frente". Segundo os representantes da Reitoria, trata-se de algo que não tem paralelo na história local recente, onde movimentações semelhantes foram registradas nas gestões de alguns ex-governadores, mas não com a atual objetividade e amplitude.

Na ocasião, foi socializada a experiência do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), fundamental na geração das evidências que fundamentaram a escolha e implantação dos cursos do Campus da UFC em Itapajé. A aproximação com o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (ÍRIS LabGov) também foi citada, pelo potencial promissor no tocante à criação do sistema de acompanhamento das ações.

De acordo com a coordenação, a intenção é criar uma plataforma de Business Intelligence (BI), para reunir e monitorar indicadores fornecidos por secretarias, institutos e outras organizações que compõem o pacto Ceará 2050.