Com inscrições gratuitas, BCCP realiza III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 24 a 27/10

"Livros: a voz da mulher contando o mundo" será o tema da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP), da Universidade Federal do Ceará. O evento, em formato híbrido (presencial e on-line), ocorrerá de 24 a 27 de outubro com atividades em homenagem às grandes escritoras e personagens femininas.

A BCCP estruturou a Semana a partir das ações desenvolvidas no Projeto Arte na Biblioteca, que, de acordo com os organizadores, visa à "(re)construção do conhecimento através da democratização do livro, da leitura e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais."

Imagem: A edição 2022 da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca presta homenagem a grandes escritoras e personagens femininas (Imagem: Divulgação)

Nesse sentido, o público interessado poderá participar, gratuitamente, de diversas atividades como oficinas, minicurso, palestra, sessão especial do Clube de Leitura Livros Livres, exposições, apresentações culturais e lançamentos de livros. Todas as atividades terão certificação.

As inscrições para as oficinas e palestra da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca podem ser feitas pelo público em geral via formulário eletrônico

Para o Minicurso on-line Pesquisa Escolar, que ocorrerá de 26 de outubro a 10 de novembro, com uma carga horária de 20 horas-aula, a pessoa interessada deve acessar o formulário específico, ou inserir o código xyf2tsq no Google Sala de Aula

Confira abaixo a programação completa:

24/10 (segunda-feira)
15h – Abertura da III SNLB da BCCP/UFC
15h15min – Apresentação cultural “A Voz. Avós. À vós. Voz(es)” (Hall da BCCP)
15h30min – Lançamento da exposição “Grandes escritoras cearenses”
15h30min – Lançamento do mural “O livro que marcou minha vida”
15h45min – Lançamento da Revista Biblioteca em Cena, ano 1, n. 3
(Todas essas atividades serão presenciais na BCCP)

25/10 (terça-feira)
9h – Oficina on-line “Introdução à Preservação de Acervos” (Google Meet)
15h30min – Premiação dos Leitores do ano
16h – Oficina on-line “Escrita Criativa” (Google Meet)

26/10 (quarta-feira)
8h – Minicurso on-line “Pesquisa Escolar” (início) (Google Sala de Aula)
14h – Palestra “Desenvolvimento de Coleções Acessíveis” (Auditório da BCCP)
16h30min – Oficina de Fanzine (Auditório da BCCP)

27/10 (quinta-feira)
15h – Clube de Leituras Livros Livres: Literatura de Terror (Auditório da BCCP e Google Meet)
16h30min – Lançamento dos livros: Maldito Coração e Gotas de Rio (Auditório da BCCP e Google Meet)

SAIBA MAIS – A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário nacional instituída pelo Decreto n° 84.631, de 9 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 do mesmo mês.

Outras informações estão no site da BCCP

Fonte: Direção da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: (85) 3366 9515 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.