Pesquisa busca mulheres que sentem dores na face para serem voluntárias em estudo clínico

O Grupo de Estudos em Dor Orofacial (GEDO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará, está selecionando mulheres com disfunção temporomandibular (DTM) para participarem como voluntárias de um estudo clínico. A DTM é caracterizada por dores nos músculos da mastigação ou na articulação da boca. As mulheres selecionadas serão acompanhadas e receberão tratamento para manejo da dor.

Imagem: Mulher de pele clara e cabelo preto liso colocando a mão no rosto, com expressão de dor (Foto: Freepik)

Podem participar mulheres com DTM e que tenham de 20 a 50 anos de idade. Não podem participar as que se enquadrem em pelo menos um dos seguintes casos: que receberam tratamento para dores na face nos últimos três meses; que têm fibromialgia, lúpus, esclerose múltipla, hipotireoidismo, hipertensão ou diabetes não controlada, gestantes e lactantes ou que tenha alguma intolerância alimentar; que segue dieta restritiva, perdeu mais de seis dentes ou está com dor de origem dentária.

Para se cadastrar, as interessadas devem preencher o formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas com a equipe do GEDO, pelos telefones 85 99789 8303 e 85 99638 6303 ou pelo perfil do grupo no Instagram.

O estudo faz parte da pesquisa intitulada "Impacto do perfil dietético na disfunção temporomandibular". De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a DTM é a principal dor crônica a afetar a face e está associada a modificações alimentares em decorrência da dor e da limitação de função. Entretanto, há escassez de estudos acerca do impacto dessa desordem na nutrição e vice-versa, especialmente quanto à relação entre padrões dietéticos e inflamação.