DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: a grandeza do servir e seu aprendizado diário

O dia de hoje é uma efeméride cuja origem remonta ao primeiro ordenamento jurídico do período republicano sobre os direitos e deveres daqueles lotados no serviço público. Tratava-se do Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A data é especial não somente pela carga histórica, mas pelo peso simbólico de sua essência: a nobreza e a abnegação do ato de servir ao povo.

Dentro do vasto rol de ocupações laborais que um indivíduo pode escolher, ser servidor público é, certamente, uma das mais honrosas. Primeiro, por ser fruto do merecimento com que se coroa a capacidade de ingressar na máquina pública via concurso ou seleção. Segundo, porque servindo nunca paramos de aprender. Por isso, aqueles que querem passar de liderados a líderes; de aprendizes a mestres, crescem na humildade de se colocar na posição de servir ao próximo e à coisa pública.

Imagem: ilustração com servidores

Em um ecossistema rico como a Academia, estamos a serviço de inúmeras maneiras. Servimos quando representamos a Instituição na ponta, no contato direto com o público, razão de ser de duas das nossas atividades-fim. Servimos igualmente quando, dedicando nossa expertise, fazemos a roda do conhecimento girar, seja lecionando nas salas de aula ou produzindo ciência nos laboratórios. Servimos quando possibilitamos ao fazer-extensão chegar concretamente à vida daqueles que necessitam, engrandecendo o tripé acadêmico pela via da responsabilidade social.

Servimos também quando abraçamos o compromisso da transparência, prestando contas sobre a aplicação dos recursos da sociedade em nossas múltiplas atividades, integralmente mantidas com investimentos públicos. Por fim, servimos quando reconhecemos a nobreza de assistir a população com nossa labuta diária, sendo úteis ao maior número possível de semelhantes.

Recorrendo às palavras eternizadas pelo ativista norte-americano Martin Luther King (1929-1968), saudamos todos os servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados da Universidade Federal do Ceará com a seguinte máxima: "Todas as pessoas podem ser grandes, porque todas podem servir". E tal ato não depende de erudição, de diplomas, de letramento. Conforme nos lembrou o líder do movimento negro, "basta um coração cheio de graça e uma alma gerada pelo amor". Feliz Dia do Servidor Público para nossa comunidade!

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor