PROGRAD inaugura sala de heteroidentificação de cotistas raciais para o ingresso na graduação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará inaugurou, na última quinta-feira (27), a sala de audiovisual para sediar processos de heteroidentificação de cotas raciais. A sala, localizada nas instalações da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, será utilizada para processos seletivos de candidatos a cotistas raciais no ingresso em cursos de graduação da UFC, com reserva de vagas para negros e pardos, de acordo com a legislação brasileira.

Na cerimônia de inauguração, acompanhada por representantes da administração superior da UFC, houve o descerramento de uma placa e o desenlace da porta de entrada da nova sala.

Imagem: Foto do vice-reitor Glauco Lobo e da professora Denise Corrêa descerrando a placa

Para a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula Medeiros, o evento representa a celebração do esforço e da responsabilidade de todos os servidores envolvidos nos processos seletivos de cotas. A gestora destacou ainda o pioneirismo da Universidade em, além de ter concluído a fila de apuração de denúncias de supostas fraudes em cotas, instaurar a avaliação censitária de cotistas raciais no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2022.

“Essa comissão é composta por servidores docentes e técnico-administrativos de ilibada conduta, os quais têm a missão de avaliar os candidatos denunciados, e, mais recentemente, os ingressantes do SISU, a fim de garantir que as vagas destinadas aos cotistas raciais da UFC sejam realmente ocupadas por quem faz jus a elas. É um trabalho de extrema importância para a Universidade e para a sociedade”, avaliou a pró-reitora.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, agradeceu o empenho de toda a administração superior para a concretização desse projeto. Na avaliação do vice-reitor, a conquista da UFC no âmbito das cotas étnico-raciais pode servir como exemplo para outras universidades públicas brasileiras e para o serviço público em geral.

“O certo é que nós chegamos a um grande entendimento, que sempre acontece quando você resolve através do diálogo, de ideias, de sugestões, ouvindo todos os setores. Hoje, um aluno entra no curso de graduação já com a heteroidentificação concluída por uma comissão formada por pessoas idôneas, responsáveis, que são o retrato dos servidores da UFC. Nós temos a honra e a satisfação de tirar essa faixa e mostrar que a UFC tem uma forma de conduzir as coisas com clareza, transparência e princípios”, declarou o Prof. Glauco Lobo.

Imagem: Foto do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, e da pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, no interior da nova sala de heteroidentificação de cotas sociais

O evento contou com a participação da pró-reitora-adjunta de Graduação, Profª Simone Borges; do assessor de Legislação do Ensino da PROGRAD, Carlos Osório de Melo; da diretora da Divisão de Seleção da PROGRAD, Milena Teixeira Barbosa; da diretora do Centro de Ciências Agrárias, Profª Sônia Pinheiro; da presidente da Comissão de Heteroidentificação de Cotas Raciais, Profª Denise Corrêa, e do presidente da Fundação CETREDE, Prof. Francisco de Assis Melo Lima.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9498