Estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda conquistam prêmios nacionais de comunicação

Quatro trabalhos de estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, vinculados ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, foram premiados na etapa nacional da 29ª edição do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação). Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), o prêmio é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes da área.

Esta edição do prêmio fez parte do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 5 a 9 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Imagem: Vencedores ladeados posam para a câmera segurando os prêmios

Foram agraciados os seguintes trabalhos: Vinheta Alembrar, na categoria Vinheta, de Maria Daiana Almeida dos Santos (Curso de Jornalismo); Livro Ilustrado Fortaleza em Música, na categoria Publicidade em Mídia Alternativa, de Vitor Lima Alves (Curso de Publicidade e Propaganda); Projeto multimídia Alembrar: narrativas de memórias do interior do Ceará, na categoria Comunicação e Inovação, de Antônio Leonardo de Sousa Reis (Curso de Jornalismo); e o podcast Essenciais, na categoria Programa Laboratorial de Áudio, com produção de Clara Gantois, Clarice Nascimento, Davi Holanda, Miguel Araújo, Nathally Kimberly Silva e William Barros (Curso de Jornalismo).

APRENDIZADOS – Destacar locais da cidade que serviram de inspiração para canções é a proposta do Fortaleza em Música, cartografia musical que se materializou nos formatos de aplicativo para celulares e álbum de figurinhas. O estudante Vitor Alves trabalhou na ideia do livro ilustrado e realizou captações de imagens para o produto. “A maior parte dele foi desenvolvida durante a pandemia, então, além de toda a angústia do momento, de ter que ficar em casa, de ver os casos e mortes aumentando, sair para fazer as imagens foi bastante complicado, pois as ruas estavam desertas e havia locais em que não era prudente estar tirando fotos; foi um processo bem desafiador”, comenta.

Avalia ainda o jovem o impacto da experiência para sua formação profissional. “Um projeto desse tamanho aborda diversas áreas, tais como educação, história local, vivências cotidianas, imagem e fotografia, diagramação, dentre várias outras. Poder se aprofundar nesses temas e se dedicar em aprofundar as habilidades técnicas para materializar um trabalho como esse foi o que mais agregou de conhecimento na minha jornada acadêmica, sem dúvidas”, afirma.

A covid-19 também permeou a produção do podcast Essenciais, concebido durante a disciplina Oficina de Formatos Sonoros, realizada em modo virtual, de abril a julho de 2021. O podcast apresenta a história de trabalhadores que seguiram em regime presencial durante a pandemia. “Certo dia, encontramos uma pesquisa que informava que o índice de óbitos de profissionais como frentistas, caixas de supermercado, motoristas de ônibus e vigilantes havia aumentado 60%. Com base nesse e outros dados foi que escolhemos os protagonistas desse material seriado, com três episódios. O mote é sensibilizar as pessoas a partir dos relatos pessoais, para que possam reconhecer a importância dos trabalhadores ditos essenciais, muitas vezes invisibilizados diante do intenso cotidiano social”, explica Nathally Kimberly, que integrou a equipe realizadora.

O contexto de distanciamento social marcou a realização dos trabalhos, com as reuniões entre os estudantes da equipe, bem como entrevistas com os personagens, ocorrendo em formato virtual. Essa experiência, destaca o integrante Miguel Araújo, impôs desafios e aprendizados. “Tivemos que nos adaptar ao contexto do contato virtual. De certa forma, aprendemos a lidar melhor com as ferramentas digitais e a explorar novas possibilidades que culminaram no resultado final do podcast. Falando por mim, desenvolvi meu lado da escuta jornalística fazendo entrevista, o lado do cuidado na escrita durante a realização dos roteiros, e a criatividade no momento da edição, imaginando que sons poderiam acrescentar mais sentidos aos ouvintes ao longo do episódio”.

O podcast Essenciais está disponível para acesso na plataforma Spotify. Mais informações sobre o Fortaleza em Música, promovido pelo Grupo de Imagem, Consumo e Experiência Urbana (GICEU), podem ser conferidas na página do projeto no Instagram.

Fonte: Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: (85) 3366 9222