UFC leva ações de inovação e empreendedorismo à Feira do Conhecimento, de 3 a 5 de novembro

A Universidade Federal do Ceará participará da 6ª edição da Feira do Conhecimento (FdC), de 3 a 5 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, levando destaques nas áreas de tecnologia, inovação e empreendedorismo. O evento, promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), e executado pelo Instituto Centec, volta ao formato presencial após dois anos na modalidade virtual por causa da pandemia da covid-19.

A programação da Feira ocorre das 14h às 21h, quando ocorrerão palestras, oficinas e atividades relacionadas a startups, games, metaverso, inteligência artificial, cultura maker, robótica, drones, tecnologias sociais, ciência, astronomia e educação, dentre outras áreas.

Imagem: No evento, a UFC vai apresentar diversas pesquisas e ações de setores que integram o seu ecossistema de inovação e empreendedorismo  (Fonte: site do evento)

A UFC vai ocupar o estande 116, com o seu Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), onde o público poderá conhecer mais sobre as ações em inovação e empreendedorismo desenvolvidas na Instituição. No estande estarão expostos, por exemplo, a Wolfmask, desenvolvido pela UFC, e o capacete Elmo, criado em parceria com outras instituições. As duas tecnologias contribuíram e contribuem para salvar vidas de pacientes vítimas da covid-19.

Na edição deste ano da Feira, a UFC vai apresentar diversas pesquisas e ações de setores que integram seu ecossistema de inovação e empreendedorismo como a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Coordenadoria de Empreendedorismo e de Inovação Institucional, ligada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), além das iniciativas do Condomínio de Empreendorismo e Inovação (CEI), que consolidam a integração entre academia, governos e iniciativa privada.

Ao longo do evento, professores e pesquisadores da UFC estarão entre os palestrantes convidados e atuando também como mediadores. Nesta sexta-feira (4), por exemplo, às 14h30min, a titular da UFC Inova, Ana Carolina Matos, será a mediadora da mesa "Inovação em Saúde: o que aprendemos com a Pandemia?", que terá como palestrantes Marcelo Alcântara (Escola de Saúde Pública), Tarcísio Pequeno (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP), Paulo André Holanda (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI), Herbert da Rocha (Universidade de Fortaleza-UNIFOR).

A diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual (DIVPI) da UFC Inova, Lívia Maria Queiroz Lima, comenta que “por ser um evento anual muito esperado pela sociedade, que tem a SECITECE como organizadora, em que há diversos agentes do ecossistema cearense [de inovação e empreendedorismo], caravanas de escolas públicas e profissionalizantes, acreditamos na importância da Universidade se fazer presente por ser geradora de tanto conhecimento no nosso Estado, além dos impactos socioeconômicos. A sociedade tem interesse em conhecer e entender como as pesquisas acontecem”, diz ela.

CEARÁ AWARDS – Na sexta-feira (4), está programada, na Feira do Conhecimento, a entrega do Ceará Awards, prêmio no qual a UFC está entre os finalistas, concorrendo em cinco das 14 categorias da premiação. O Ceará Awards é uma premiação anual de reconhecimento aos atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de inovação de todo o estado do Ceará. Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado, com apoio do Rapadura Valley, comunidade de startups de Fortaleza.

Confira as categorias nas quais a UFC é finalista:

Coworking: Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI/UFC)
Heroína ou Herói do ano: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior (UFC)
Iniciativa destaque: CEMP – Centro de Empreendedorismo da UFC (UFC)
Professor(a) Empreendedor (a): Abraão Freires Saraiva Júnior (UFC)
Universidade Empreendedora: UFC.

Saiba mais sobre a Feira do Conhecimento no site do evento.

Fonte: Lívia Maria Queiroz Lima, diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual (DIVPI) da UFC Inova – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.