Equipe de estudantes do Campus de Quixadá vence competição nacional de Design Digital

Uma equipe de estudantes do Campus da UFC em Quixadá obteve o primeiro lugar na competição de design do XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). A iniciativa ocorreu de 17 a 21 de outubro, na cidade de Diamantina, Minas Gerais, com realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O desafio-tema da competição era "Design e inovação para o caminho da boa informação", com o objetivo de que os participantes desenvolvessem soluções digitais para a reflexão, o conhecimento, a denúncia ou o combate à desinformação. O produto deveria ainda explorar diferentes paradigmas de interação, como internet das coisas, arte digital interativa, multiverso, dentre outros.

Imagem: Da esquerda para a direita: Anderson Oliveira, Edoardo Nogueira, Yuri Lima, Profª Simone Barbosa (PUC-Rio), Nataly Silva e Savila Oliveira (Foto: Divulgação)

Participaram da competição 10 equipes, com cinco delas evoluindo para a fase final. A equipe da UFC foi composta pelos estudantes Sávila Letícia Amâncio Oliveira, Nataly Campelo Silva, Edoardo Leitão Nogueira, Yuri Silva de Lima e Anderson Oliveira Rabelo, sob orientação do Prof. João Vilnei de Oliveira Filho, do curso de Design Digital, no Campus de Quixadá.

A proposta da equipe campeã foi a ferramenta para smartphone: MAIA: uma solução atrativa para estimular o senso crítico, que utiliza recursos de jogos e, por meio de perguntas sobre o grau de veracidade de notícias, busca estimular o senso crítico dos seus usuários. O Prof. João Vilnei Filho detalha o funcionamento do aplicativo. “Essas perguntas estariam disponíveis em totens MAIA espalhados em praças públicas e, ao apontar a câmera do celular para o totem, este mostraria a notícia disponível para análise em realidade aumentada. O usuário iria indicar o nível de veracidade daquela notícia e depois receberia um feedback contendo na tela do celular a notícia verdadeira. Dependendo do desempenho do usuário, ele receberia uma premiação em pontos que poderia ser convertido em descontos em áreas culturais”, explica.

O Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é um evento que a cada ano acontece em uma cidade do Brasil e reúne a comunidade brasileira científica da área relacionada à Interação Humano-Computador. Na programação estão minicursos, palestras, workshops, trilhas científicas, apresentações de artigos, competições (de design ou avaliação de IHC) e reuniões da comunidade. Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas no site oficial.

Fonte: Prof. João Vilnei Filho, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: dd@quixadá.ufc.br