MAUC recebe exposição e lançamento de livro do artista paranaense Dan Pelegrin

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugura nesta quarta-feira (9), às 17h, a exposição Escondidos no caminho, do artista visual paranaense Dan Pelegrin. Com curadoria da Profª Pamela Merrill Brekka (University of South Florida, Tampa), a mostra reúne 40 obras do artista produzidas no período de 2006 a 2022 e ficará em cartaz até o dia 29 deste mês.

Além da exposição, o público poderá conhecer mais sobre os trabalhos do artista no livro Escondidos no caminho: aisthesis da pareidolia, que terá um pré-lançamento durante a exposição com palestra. A data e horário serão divulgados em breve.

Imagem: A exposição ficará em cartaz até dia 29 de novembro no MAUC, localizado na Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

As criações do artista, como ele define, se articulam com “aspectos da arte rupestre, com iluminuras, arabescos, pinturas corporais, grafismos, ilustrações, arte renascentista, surrealismo, dadaísmo, arte incomum, pós-moderna, contemporânea... As conexões são parciais e transitórias.” Conectam-se também com estudos da psicologia da arte.

A curadora Pamela Brekka comenta que “Dan Pelegrin não é um contador de histórias comum. Tampouco é apenas um criador, fluente em uma série de meios de comunicação. Dan Pelegrin é um feiticeiro. Ele é capaz de conjurar do ar rarefeito criaturas miraculosas e monstros fantásticos. Como ícones medievais, considerados objetos divinos ‘não feitos’, as imagens de Pelegrin simultaneamente negam − e depois destacam − sua natureza mediada. Escondida, no caminho, está a história deste complicado e mágico paradoxo.”

Imagem: A exposição é um convite para olhar para a natureza e encontrar a arte, e vice-versa (Foto: Viktor Braga/UFC)

Para Graciele Karine Siqueira, diretora do MAUC, a mostra tem “o propósito de convidar o público a adentrar em caminhos desconhecidos e conhecidos da natureza e encontrar detalhes e imagens que espelham o consciente e o inconsciente humano. Um convite para olhar para a natureza e encontrar a arte e vice-versa e uma oportunidade de se perder e de se achar pelos caminhos trilhados pela produção visual e afetiva do artista”.

O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza. Abre ao público de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. A entrada é gratuita.

LIVRO – As imagens reunidas no livro Escondidos no caminho: aisthesis da pareidolia foram produzidas em locais onde o artista viveu ou visitou: Ceará – Fortaleza, Quixadá, Maranguape, Guaramiranga, Palmácea, Icapuí, Paraipaba, dentre outros municípios; no Rio Grande do Norte – Serra do Feiticeiro, em Lajes; em Pernambuco – Cabo de Santo Agostinho; no Espírito Santo – Três Ilhas, Vargem Alta; no Rio de Janeiro – Petrópolis e Teresópolis; no Distrito Federal – Brasília; e em Mato Grosso – Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Mais informações no site do MAUC, no de Dan Pelegrin e no Instagram do artista.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481