UFC vence quatro categorias do Prêmio Vortex, que reconhece atores do ecossistema empreendedor universitário

A Universidade Federal do Ceará venceu em quatro categorias nacionais do Prêmio Vortex, que visa homenagear e premiar o ecossistema empreendedor universitário. A premiação, que ocorreu no último sábado (5), em São Paulo, é organizada pela Vortex Universitário, uma rede de ligas de empreendedorismo brasileira.

Imagem: estudantes comemoram a conquista durante a premiação

A UFC esteve entre os finalistas em oito categorias. O Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade venceu nas categorias “Liga Startupeira” e “Liga Vortex”; o Prof. Abraão Saraiva, coordenador e fundador do CEMP, foi escolhido como “Acadêmico Vortex”; e a própria UFC foi selecionada como “Universidade Impulsionadora de Empreendedorismo”. A Instituição também concorreu nas categorias “Iniciativa do ecossistema para universidades”, representada pelo Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI); e “Startup Vortex”, “Startup 2022” e “Liga Revelação 2022”, com a startup Praxis.

Criada em 2020, a Vortex fomenta o ecossistema de empreendedorismo universitário. Hoje, a rede reúne cerca de 1.000 jovens de instituições públicas e privadas, em 18 estados. O Prof. Abraão Saraiva comemora o feito com muita alegria e senso de realização: “credito esse reconhecimento nacional a todo um trabalho coletivo iniciado em 2014, com a criação do CEMP UFC, e aprofundado com a atuação no PARTEC, no programa Empreende UFC da PROINTER e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Muitas mãos e mentes trabalhando em prol do empreendedorismo e da inovação na Universidade”.

Na última sexta-feira (4), a UFC também venceu em três categorias do Ceará Awards, prêmio promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), do Governo do Ceará, para reconhecer os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de Inovação no Estado.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.