Exposição "Jogos e Brinquedos do Mundo" segue em cartaz na Casa de José de Alencar

Artefatos e brinquedos de diferentes países podem ser conferidos pelo público na exposição Jogos e Brinquedos do Mundo, em cartaz na Casa de José de Alencar (CJA) até janeiro de 2023. Organizada pelo Museu do Brinquedo de Fortaleza e pelo Instituto Nexos, a mostra apresenta dezenas de itens em uma imersão na cultura lúdica.

ft 221109 expo brinquedos dois gr

A exposição está instalada na sala Professora Valdelice Carneiro Girão, na CJA, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC). Com acesso gratuito, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, às 8h30min, 9h30min e 10h30min, no período da manhã; e às 13h30min, 14h30min e 15h30min, no período da tarde. Aos sábados, os horários são: 8h30min, 9h30min e 10h30min. A visita mediada de grupos será feita mediante agendamento prévio pelo telefone (85) 99736 9790 (WhatsApp).

A iniciativa busca preservar, divulgar e analisar o conhecimento transdisciplinar do jogo, do brinquedo e da brincadeira como patrimônio da humanidade. Propõe ainda uma reflexão crítica sobre a diversidade sociocultural desses artefatos, como explica o curador da exposição, Prof. Marcos Teodorico Almeida, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (IEFES). “O tripé museu-humano-brinquedo é não apenas possível, mas também desejável. O Museu do Brinquedo é um espaço educativo, formativo e de aprendizagem”, afirma.

O acervo exposto integra a coleção pessoal do Prof. Marcos Teodorico e também de colaboradores. A proposta do Museu do Brinquedo é defender a diversidade e a interdependência entre a cultura material e imaterial. “Para nós, o jogo, o brinquedo e a brincadeira são uma herança cultural que pertence a todas as pessoas. Por isso, o Museu do Brinquedo de Fortaleza assume um caráter múltiplo, pois permite guardar, olhar e também brincar”, completa o professor.

A Casa de José de Alencar fica na Avenida Washington Soares, nº 6055, Bairro José de Alencar. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas através dos telefones (85) 99736 9790 (Museu do Brinquedo de Fortaleza), (85) 3366 9276 (Casa de José de Alencar) ou ainda pelo site da CJA.

Fonte: Casa de José de Alencar (CJA) – fone: (85) 3366 9276