Com apoio da UFC, VII Semana da Cozinha Italiana no Mundo acontecerá de 14 a 20 de novembro

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará participa da programação da VII Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que acontece em Fortaleza de 14 a 20 de novembro. O evento ocorre simultaneamente em diversos países e divulga a enogastronomia e a cultura alimentar da Itália.

Na sexta-feira (18), das 9h às 11h, ocorrerá a vivência acadêmica "Cozinha italiana: ingredientes, sustentabilidade e inovação", do Curso de Gastronomia da UFC, na sede do ICA (Av. Mister Hull, s/n, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), em Fortaleza.

Imagem: ilustração com dois garfos

A palestra é destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação em Gastronomia, sem a necessidade de inscrição prévia. A atividade contará com a presença do cônsul honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, e dos renomados chefs italianos Fulvio Siccardi e Gabriele Torretto, ambos premiados com estrelas Michelin e oriundos da cidade de Turim.

Ao longo da semana, restaurantes cearenses participantes do evento terão, em seus cardápios para o público em geral, no serviço de jantar, opções de pratos ou menus especiais da culinária italiana. Além do Curso de Gastronomia da UFC, escolas públicas de gastronomia de Fortaleza sediarão oficinas culinárias e showcookings, ou demonstrações de técnicas e dos preparos com os chefs Siccardi e Torretto.

SAIBA MAIS – Com o tema "Convívio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta", a VII Semana da Cozinha Italiana no Mundo (Settimana della Cucina Italiana nel Mondo) tem organização da Academia de Cozinha Italiana, localizada em Milão, do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, do Consulado da Itália em Recife e do Consulado Honorário da Itália em Fortaleza.

A UFC é uma das parceiras do evento, que também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT-CE). Mais informações estão no perfil @scim.2022 no Instagram.