Encerramento da Semana do Servidor UFC 2022 celebra talentos da Instituição

O encerramento da Semana do Servidor 2022 da Universidade Federal do Ceará aconteceu na tarde desta quinta-feira (10) em uma solenidade no auditório da Reitoria da UFC, no Campus do Benfica. No evento, foram outorgados certificados de gratidão a representantes dos 502 servidores técnico-administrativos e docentes que neste ano completam 10, 20, 30, 40 e 50 anos de serviços prestados à UFC.

Imagem: Foto do servidor Francisco Almeida do Nascimento ladeado pelo reitor Cândido Albuquerque e pela pró-reitora-adjunta Telma Araújo

Na abertura da cerimônia ocorreu uma apresentação artística do Quarteto de Cordas Mandacaru, do Curso de Música da UFC - Fortaleza, que executou peças instrumentais do repertório regional nordestino e latino-americano. Na sequência, o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, anunciou o lançamento do novo edital do Programa de Inovação Colaborativa Hackathon Inovan’do UFC 2023, que receberá propostas de projetos para aprimorar as rotinas de trabalho de unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

“Estamos propondo o edital Inovan’do UFC 2023, com um desafio para todos vocês, que é o que vocês podem melhorar nos processos de trabalho. Para o ano que vem, a ideia é que as bolsas de inovação tenham total protagonismo do servidor técnico-administrativo para identificar onde a gente pode fazer a diferença na nossa unidade”, afirmou o pró-reitor.

Veja mais fotos no Flickr da UFC.

O evento ainda contou com a entrega de certificados para 15 servidores com poemas selecionados no III Concurso Literário da Semana do Servidor da UFC. Segundo a diretora da Secretaria de Cultura da UFC (SECULT-UFC), Maria Pinheiro Pessoa, o III Concurso Literário e o terceiro volume da Coletânea Travessia são ações fortalecidas como política de cultura da Universidade. A titular da SECULT-UFC enfatizou a parceria com a Imprensa Universitária/PROPLAD e a PROGEP para realizar esse projeto, que, na visão dela, gerou bastante engajamento entre os servidores da casa.

“Ver o servidor com seus livros, com seus textos, com a promoção e o fomento à literatura é muito importante. A segunda edição do concurso já foi impressa e está sendo distribuída para os autores do volume 2, e em breve a gente vai entregar para os contemplados do volume 3. Parabenizo os 15 contemplados, os dez selecionados e os cinco autores com menções honrosas”, declarou Maria Pinheiro.

Imagem: Foto de servidores da UFC recebendo certificados do III Concurso Literário da Semana do Servidor da UFC 2022

Para a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC, Telma Araújo do Nascimento, com a Semana do Servidor se reconhece a entrega e o entusiasmo diários dos integrantes do quadro funcional da Instituição. Ela estendeu o agradecimento à equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), organizadora do evento, e o cuidado da PROGEP com a comunidade de 10 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da UFC.

“Há bastante tempo, ouvimos que cuidar do servidor é cuidar de quem faz a UFC. Ou seja, muito se fala sobre a nossa importância, o nosso desenvolvimento, e sobre como a Universidade não poderia cumprir o seu propósito e a sua missão sem os seus servidores”, declarou Telma Araújo.

A pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas da UFC, Telma Araújo, faz um balanço sobre as atividades desenvolvidas durante a Semana do Servidor da UFC.

A servidora Rita Paiva, enfermeira da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), atua há 30 anos na UFC e discursou em nome de todos os colegas homenageados na cerimônia. Ao se dirigir à “Família UFC”, Rita escolheu a gratidão, o orgulho, a empatia, o amor e o espírito de equipe como os sentimentos que unem e fortalecem todos os profissionais que trabalham na Universidade.

"Por isso, é importante marcar os momentos, comemorar as décadas, para que possamos dar uma paradinha para olhar o passado, nos congratular no presente, que ajudamos a construir, e alinharmos o passo para seguirmos em frente para o futuro, juntos”, refletiu.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ao comentar sobre as homenagens feitas durante a solenidade, destacou o sentimento de pertencimento, o cuidado e a dedicação demonstrados por todos os servidores na tarefa de construir a Universidade.

“Essa visão de amor, de coletivo, de compreensão, de amizade, de reconhecimento é o que identifica a nossa Instituição. Como saio daqui com a alma elevada, de ver tantas manifestações de companheirismo e solidariedade, isso é muito bonito. E se a nossa Universidade é hoje o que ela é, reconhecida nacional e internacionalmente, isso é fruto dessa atitude de todos nós”, pontuou o reitor.

Imagem: Foto do reitor Cândido Albuquerque discursando no púlpito do Auditório da Reitoria da UFC

Participaram do evento o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; a diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira; a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda; e o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.