Procurar no portal

Rede de pesquisa EvA – Evidência e Análise Científica contra a Violência Doméstica será lançada na UFC

O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará realizará, nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório da Reitoria, o II Seminário sobre Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Interdisciplinaridade e o Legado da Covid-19. No segundo dia do encontro (23), com a participação da ativista Maria da Penha, inspiradora da Lei Federal n° 11.340/06 e fundadora do Instituto Maria da Penha, referência nas questões de violência doméstica e familiar contra a mulher, será lançada oficialmente a Rede de Pesquisa Interdisciplinar EvA Evidência e Análise Científica contra a Violência Doméstica.

O lançamento da rede ocorrerá durante a mesa-redonda "Interdisciplinaridade e Política Pública Baseada em Evidências: Trabalhando em Rede e Pesquisando sobre Violência Doméstica e Familiar durante (e depois) da COVID-19", às 9h. Na mesa, o diretor da Rede EvA, do CEA/EIDEIA e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC), Prof. José Raimundo Carvalho, apresentará o tema Conhecendo EvA  Rede de Evidências e Análises Interdisciplinares sobre Violência Doméstica e Familiar e o Manifesto de Criação da Rede Interdisciplinar de Pesquisa EvA.

Imagem: A ONG fundada pela ativista Maria da Penha (foto), referência nas questões de violência doméstica e familiar contra a mulher, se une a universidades na Rede EvA (Foto: Viktor Braga/UFC)

A participação no Seminário, bem como no lançamento do Manifesto, somente será autorizada mediante inscrição pelo formulário eletrônico.

A Rede EvA é composta por nove Programas de Pós-Graduação (PPGs) e uma ONG: Universidade Federal do Ceará (PPG Economia e PPG Engenharia de Teleinformática), Universidade Federal do Pará (PPG Engenharia Elétrica e PPG Ciência da Computação), UniCEUB Centro Universitário de Brasília (PPG Direito), Universidade de São Paulo (PPG Economia), Universidade Federal de Goiás (PPG Sociologia), Universidade Estadual do Ceará (PPG Saúde Coletiva), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPG Economia) e o Instituto Maria da Penha (Gênero e Violência Doméstica). A rede está sob coordenação do CEA/EIDEIA.

O objeto de investigação da Rede, como está em seu título, é a violência doméstica, "seja contra cônjuge ou parceiro(a) sexual ou íntimo(a) (violência perpetrada por parceiro(a) íntimo(a)); ou ainda violência perpetrada por um membro da família contra outros membros da família, incluindo vítimas idosas, crianças ou outras pessoas do núcleo familiar (violência familiar ou intrafamiliar)", como explicita o Prof. José Raimundo Carvalho.

Para o Prof. José Raimundo Carvalho, a "EvA representa a concretização de um esforço de articulação e desenvolvimento científico inédito, capitaneado pela UFC na direção de trabalhar em rede em temas interdisciplinares desafiadores, 'complexos' e de alto impacto social. Métodos e modelos advindos de todo o espectro científico serão utilizados nas nossas pesquisas: coleta e análise de biomarcadores e proteômica, jurimetria, análise de fatores de risco de vitimização, GIS, Random Control Trials, meta-análise, teoria dos jogos, econometria, crimemetrics, estimação e inferência em modelos longitudinais, análise multivariada, otimização, machine learning, modelagem de incerteza, computação de alto desempenho para ciências humanas, sociais e comportamentais, social simulation e modelagem de processos espaço-temporais, entre outros".

Ele enfatiza ainda que a Rede quer "colaborar de maneira rigorosa e ética com o enfrentamento da violência doméstica, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente, os ODSs 3, 5 e 16. Para isso não existem atalhos, nem ‘balas de prata’ tecnológicas, muito menos arroubos acadêmicos oportunistas e de conveniência, mas sim uma longa maturação intelectual interdisciplinar, planejamento árduo, uma rede de cientistas qualificados e apoio institucional, como o que recebemos da UFC e da CAPES."

Imagem: O Prof. José Raimundo Carvalho, diretor da Rede EvA, do CEA/EIDEIA e docente do CAEN/UFC, vai apresentar a Rede e lançar o Manifesto de Criação da Rede Interdisciplinar de Pesquisa EvA (Foto: acervo particular)

OLHAR MULTIDIMENSIONAL – A vice-diretora da Rede EvA e docente visitante do CEA/EIDEIA, Prof. Juliana Guimarães, afirma que "ao propor uma pesquisa interdisciplinar, a Rede EVA possibilitará um olhar multidimensional para a violência doméstica e familiar por meio de análises em sua magnitude e complexidade. A combinação de perspectivas teóricas e metodológicas distintas permitirá aprofundar os conhecimentos na área e contribuirá para políticas públicas inclusivas de gênero para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar, que afeta preponderantemente as mulheres."

O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e representante da UniCEUB na Rede EvA, Prof. Thiago Pierobom, considera que "a Rede EvA supre uma lacuna importante no campo acadêmico brasileiro, ao agrupar uma equipe multidisciplinar de ultraespecialistas para a promoção de pesquisas relacionadas a violência doméstica e familiar, com especial foco na proteção às mulheres. A base de dados disponível as pesquisadoras e pesquisadores, com centenas de entrevistas a mulheres de diversos Estados, permitirá melhor compreensão do fenômeno e certamente fomentará o aperfeiçoamento das políticas públicas de prevenção".

SEMINÁRIO – O II Seminário sobre Políticas Públicas Baseadas em Evidências no Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Interdisciplinaridade e o Legado da Covid-19 dá continuidade à consolidação de um espaço de discussão científica e de políticas públicas no Brasil sobre o movimento denominado evidence-based no Sistema de Justiça Criminal (SJC) – segurança pública, justiça criminal e execução penal ou prisional, iniciado em 2020. O evento terá convidados do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.

A proposta é fazer o seminário ser um momento de a comunidade evidence-based do País tomar conhecimento dos impactos da covid 19 no seu Sistema de Justiça Criminal e no de outros países, ampliando a possibilidade de incorporar essa perspectiva nas suas gestões e nas suas análises científicas, com a expectativa de poder influenciar de maneira positiva e concreta as agendas públicas da nova geração de governadores e do presidente da República que serão implementadas a partir de janeiro de 2023.

SOBRE O CEA/EIDEIA – O Colégio de Estudos Avançados é um órgão da Universidade Federal do Ceará criado em 2016 e vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica. O CEA/UFC tem por finalidade fomentar o desenvolvimento de atividades, programas e projetos científicos de abrangência regional, nacional e internacional que contribuam de forma significativa para o progresso acadêmico, científico e tecnológico. A missão fundamental do Colégio é o fomento a estudos e pesquisas inter e transdisciplinares, visando avançar na análise e na compreensão de "problemas complexos" sociais, econômicos e ambientais, bem como do comportamento e do conhecimento humano em toda a sua gama de crenças, saberes, interações socioeconômicas e relações com a natureza e com as instituições. Saiba mais no site do CEA/EIDEIA.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, diretor da Rede EvA, do CEA/EIDEIA e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300