Encontros Universitários 2022 tem abertura oficial hoje (23); confira a programação de todo o evento

Os Encontros Universitários 2022, um dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará, já têm a programação de palestras e oficinas definida. Com realização de 23 a 25 de novembro, as atividades são abertas ao público e ofertadas em formato virtual, com direito a certificado de ouvinte para quem participar de pelo menos seis atividades. Embora a coordenação dos Encontros deste ano seja da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a programação é colaborativa, promovida por diferentes unidades da UFC.

Acesse aqui o livro de programação dos EU 2022

A abertura oficial do evento, no dia 23, será às 9h30min, com as saudações do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e da titular da PROGRAD, Profª Ana Paula de Medeiros, no canal dos Encontros Universitários no YouTube

Em seguida, às 10h, tem início a palestra de abertura "A razão do viver acadêmico", ministrada por Jorge Artur Queiroz, gestor da Rede Matriz Criativa, e Luciana Farias de Alencar, sócia da Blüm Desenvolvimento Humano. A Profª Ana Paula de Medeiros explica que o objetivo da plenária é "identificar os prazeres e o sentido da vida acadêmica. Uma fala direta aos estudantes sobre os prazeres e dilemas de suas trajetórias na Universidade". A transmissão será também no canal dos Encontros no YouTube.

Leia mais: Vai apresentar ou avaliar trabalhos nos EU 2022? Confira o que você precisa saber

Imagem: Jorge Artur Queiroz da Silva e Luciana Farias de Alencar, em fotomontagem na qual aparecem o busto e o rosto de cada um (Imagem: Divulgação/UFC Informa)

Outro evento importante é a live de encerramento "Aprendizagens móveis e sabedorias digitais: meme, TikTok e outros assuntos", ministrada pela Profª Cíntia Inês Boll, pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A palestra será exibida no dia 25, às 10h, no canal dos Encontros Universitários no YouTube.

OFICINAS – A VIII Mostra ICA, coordenada pelo setor de produção cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, e o IX Encontro de Cultura Artística, coordenado pela Secretaria de Cultura (SECULT UFC), promoverão uma série de oficinas artísticas via Google Meet.

No dia 24 serão ministradas as oficinas "Como trabalhar tragédias gregas em sala de aula via Kahoot!, com exemplo na obra Clitemnestra", facilitada por Regiane de Paula Sousa, às 10h, e às 11h, "Colagem e giz oleoso", facilitada por Gabriela Costa Borges.

No dia 25, às 10h, será a vez do workshop "Obras abertas em quadrinhos: possibilidades de criação além da página", ministrada por Lya Brasil Calvet; e às 11h o público poderá aprender sobre "Ilustração com marcadores artísticos", com o facilitador Kevin Victor Carlos Guimarães. Mais informações sobre inscrições podem ser encontradas no site do ICA.

Além das oficinas, uma ampla programação de exibições de trabalhos artísticos e culturais está programada, com transmissão pelos canais no YouTube da SECULT UFC e da Mostra ICA

O Campus de Crateús também promove duas oficinas: "Como cadastrar e gerenciar ações no SIGAA Extensão", no dia 23, às 16h, ministrada pelo Prof. Arnaldo Barreto Vila Nova, no canal do Campus de Crateús no YouTube; e "Dimensionamento de tecnologias do saneamento rural", dia 25, às 13h, facilitada pela Profª Raimunda Moreira da Franca, via Google Meet.

INTERNACIONALIZAÇÃO – Destacam-se ainda na programação as palestras sobre oportunidades de estudo no exterior promovidas pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), exibidas no canal da UFCTV no YouTube.

No dia 23 de novembro, às 17h, o tema será "Estudar na França", ministrada por Letícia Pontes Vieira, do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França.

Já no dia 25, às 17h, a palestra será "Oportunidade de estudos nos Estados Unidos", com a participação de Cristina Borges, da Education USA, rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. Ambas serão mediadas por Rodrigo Rego e Talita Vasconcelos, da PROINTER.

PRÊMIO CIÊNCIA E SOCIEDADE – Encerrando o evento, no dia 25, às 16h, será realizada a solenidade de entrega do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade, que reconhecerá os melhores trabalhos apresentados nos EU 2022, nas categorias pesquisa, iniciação científica, inovação tecnológica, ensino e extensão. A cerimônia será realizada presencialmente no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Imagem: solenidade de entrega do prêmio UFC, Ciência e Sociedade

Cada categoria terá três premiados (1º, 2º e 3º lugares), e todos os vencedores, de todas as colocações, ganharão um equipamento eletrônico e certificado de participação. Os primeiros colocados de cada categoria receberão, ainda, uma placa de homenagem.

Mais informações sobre a programação poderão ser obtidas no livro da programação.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC, responsável pelos EU 2022 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.