Reitor realiza visita institucional ao Tribunal de Justiça do Ceará; presidente é egressa da UFC

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, realizou, na última sexta-feira (18), visita à presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Na ocasião, além de discutir pautas em comum da Universidade e do judiciário estadual, o dirigente máximo entregou à magistrada exemplares do Relatório de Gestão 2022 da UFC; do livro promocional Viva UFC e do box comemorativo 200 anos de Independência do Brasil – Insurreições e mártires no Ceará, todos editados pela Imprensa Universitária.

Imagem: À esquerda, a Desembargadora Nailde Pinheiro (presidente do TJ-CE) recebe das mãos do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, box comemorativo da Imprensa Universitária. (Foto: Divulgação)

Natural de Aurora (CE), a desembargadora Nailde Pinheiro é ex-aluna da UFC, tendo na Instituição se formado bacharel em Direito, em 1982, e especialista em Direito Processual Civil, em 2003. É desembargadora do TJ-CE desde 2009, ocupando a presidência na gestão 2021-2023.

Durante o encontro, os dois juristas discutiram indicadores de desempenho das duas instituições e abordaram o estreitamento das relações acadêmicas, já bastante profícuas. Um exemplo é a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), vinculada ao Tribunal, que possui um curso preparatório para ingresso no Mestrado em Direito da UFC, com recorde de aprovações. Também foram sondadas parcerias interinstitucionais para oferta de cursos de pós-graduação específicos para juízes estaduais.

Ao final da visita, o reitor Cândido Albuquerque parabenizou a presidente do TJ-CE pela condução do ecossistema jurídico em nosso Estado. "A desembargadora, que foi minha aluna e por quem tenho grande apreço, tem feito uma administração marcante, com desempenho crescente e excelentes índices de governança. Foi alegria visitá-la e prestigiar uma ex-aluna de nossa Universidade brilhando como liderança do Judiciário estadual", declarou o gestor máximo da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.