Curso de Ciência da Computação em Russas é avaliado com nota 5, conceito máximo do MEC

O curso de Ciência da Computação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas recebeu conceito máximo (nota 5) após avaliação de comitiva do Ministério da Educação (MEC). A visita do MEC ocorreu em formato virtual, entre os dias 7 e 9 de novembro, e o resultado foi divulgado no último dia 16.

Com a nota 5, o curso é classificado como de padrão excelente. Para a determinação desse conceito são avaliados pelo MEC fatores como infraestrutura oferecida, coordenação do curso, corpo docente, corpo discente, assistência estudantil, entre outros.

Imagem: Alunos do curso de Ciência da Computação reunidos e fazendo sinal de cinco com as mãos

Analisa a vice-coordenadora da Ciência da Computação em Russas, Profª Patrícia Vasconcelos, que o resultado positivo é fruto das boas infraestruturas física e de recursos humanos da graduação.  “Foi benéfico, afinal temos trabalhado muito. A nota máxima atribuímos a um conjunto de fatores, como organização didático-pedagógica para formação dos egressos bem qualificados; matriz curricular atualizada; excelente infraestrutura de salas de aula, laboratórios e biblioteca; e corpo docente experiente e atuante. Vale ressaltar que todos os professores do curso têm dedicação exclusiva, sendo 76% doutores e 24% mestres”, afirma.

Criado em 22 de julho de 2014, com o objetivo de objetivo formar profissionais aptos a introduzir melhorias e participar efetivamente em empreendimentos de software voltados para os mercados local e global, o curso de Ciência da Computação do Campus Russas possui 345 alunos ativos e 35 docentes.

Tem como destaques os projetos NEMO – Núcleo de Estudos em aprendizado de Máquina e Otimização, que abriga estudos na área Machine Learning e Otimização; N2S - Núcleo de Soluções em Software, o qual fornece programas de computadores que auxiliam tarefas do dia a dia; Laboratório de Tecnologias Inovadoras, que atua no desenvolvimento de tecnologias que possam impulsionar negócios já estabelecidos na região; e o Learning Lab.

Mais detalhes sobre a graduação podem ser conferidos no site do Campus da UFC em Russas.

Fonte: Coordenação do curso de Ciência da Computação do Campus de Russas – fone: (88) 3411 9234