MAUC recebe exposição sobre hospitalidade em suas múltiplas possibilidades de práticas artísticas

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebe, até 2 de dezembro, a exposição Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas, resultado do Intercâmbio Internacional: Hospitalidade enquanto estética relacional, iniciativa que acontece de 11 a 27 de novembro, numa parceria entre o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e a Ponte Cultura, associação alemã que financia o projeto.

Imagem: obra na exposição "Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas"

A exposição reflete a experiência dos artistas residentes nacionais e internacionais do Intercâmbio no Ceará. O MAUC, assim, torna-se "um lugar de experimentação e convivência. A mostra deve ser vista como parte do programa do Intercâmbio, que é a grande obra, no sentido de invenção de modelos de socialidade, como arte de gerar encontros e experiências estéticas relacionais", anuncia o texto de abertura da exibição.

As ações do Intercâmbio se estendem pela capital do Ceará, Fortaleza; à cidade de Fortim, no litoral leste cearense, e a Guaramiranga, município do Maciço de Baturité. Com isso, a exposição apresenta uma experiência estética em arte pública contemporânea de interesse social, com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas do Brasil e de outras nacionalidades, além de gerar atividades de escuta e de experiências de convivência, criação, troca de saberes, pensamento e educação, tomando como referência as práticas de hospitalidade.

"Trata-se de uma proposta para pensar o tema hospitalidade por diferentes ângulos: de acolhida ou de inospitalidade de trabalho ou relações de amizade e compadrio; de recepção de cultura estrangeira ou de histórias de refúgio ou banimento; de ser estrangeiro e suas vulnerabilidades ou de hospitalidade reparadora; de ação política, de exílio, imigração e exclusão social ou de interrelação humana", conforma consta no texto da exposição que dá as boas-vindas ao público.

Imagem: obra na exposição

O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica, em Fortaleza. Abre ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados. A entrada é gratuita.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.