Procurar no portal

EU 2022: Primeiro dia do evento convida a pensar sobre o sentido do viver acadêmico

Os Encontros Universitários (EU) 2022, um dos principais eventos da Universidade Federal do Ceará, teve início na manhã desta quarta-feira (23) com reflexões sobre o viver acadêmico. A abertura oficial contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; e dos pró-reitores Ana Paula de Medeiros (Graduação), Elizabeth Daher (Extensão), Almir Bittencourt (Planejamento e Administração) e Augusto Albuquerque (Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional).

A pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, destacou a alegria de celebrar a chegada dos Encontros Universitários. Em seu discurso, a docente ressaltou o papel da educação como ferramenta de contínua transformação. “A educação ressignifica os passados, transforma os presentes e reinventa os futuros”, reforçou, apontando os Encontros Universitários como um momento de partilha de ciências e saberes produzidos na UFC.

Imagem: print de tela do evento de abertura do evento

O reitor Cândido Albuquerque enfatizou o papel da Universidade em transformar a sociedade em que está inserida. Para ele, os EU 2022 são como um “encontro feito para a jovem ciência”, um evento de celebração, em que a Universidade mostra à sociedade as suas produções em pesquisa, extensão e inovação. “Quantas soluções, quantos produtos, quantas novas tecnologias, novas pesquisas surgirão a partir das ideias e dos trabalhos colocados e apresentados nesses Encontros Universitários?”, refletiu.

Na sequência, em uma palestra interativa com a participação de cerca de 400 pessoas, Jorge Artur Queiroz, gestor da Rede Matriz Criativa, e Luciana Farias de Alencar, sócia da Blüm Desenvolvimento Humano, convidaram o público a pensar nas razões que estimulam a caminhada acadêmica. À tarde, a programação seguiu com apresentações de trabalhos orais e outras atividades.

“A Universidade é um espaço gigante, com infinitas possibilidades. Queremos contribuir para que cada um dos acadêmicos presentes conclua essa jornada com o coração cheio da certeza de pertencer a uma grande comunidade”, iniciou Jorge Queiroz, incentivando a participação do público pelo chat da transmissão da palestra de abertura.

Imagem: Foto dos palestrantes Jorge Artur Queiroz, Fernanda Alencar e a intérprete de Libras

Em tom de conversa e com a leitura de respostas de alguns participantes, os dois palestrantes apontaram “cinco passos para ajudar a encontrar a razão do viver acadêmico”. São eles: começar pequeno, sem a necessidade de grandeza; libertar-se das ideias antigas que não fazem mais parte de você para dar espaço a ideias novas; encontrar a harmonia no dia a dia; ter alegria nas pequenas coisas; e focar no momento presente.

Após a explanação de cada um dos cinco pontos, Jorge e Luciana solicitaram aos participantes que respondessem a algumas perguntas sobre o processo acadêmico. As questões, segundo Luciana, foram baseadas no conceito Ikigai que, em japonês, significa “como encontrar o seu propósito de vida”.

"A partir do momento em que a gente encontra esse propósito de estar [onde queremos], a probabilidade de que a gente consiga chegar [onde pretendemos] é muito grande. Então, utiliza esse Ikigai como uma forma pra vida, uma ferramenta pra vida", destacou a palestrante.

INOVAÇÃO – No começo da tarde, durante o III Encontro de Empreendedorismo e Inovação dos EU 2022, as estudantes Adnny Alves e Rayane Kelly Freitas, do Curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá, apresentaram o trabalho “Remotus: uma ferramenta para reserva de espaços de trabalho”. O projeto teve a orientação da servidora técnico-administrativa Simone Nunes, coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) daquele campus. O Remotus é um aplicativo de economia de compartilhamento desenvolvido a partir da disciplina de Projeto Integrado, no contexto de ensino remoto e home office da pandemia de covid-19.

Imagem: Print de tela com duas estudantes de Design Digital da UFC, Adnny Alves e Rayane Freitas, apresentando trabalho dos Encontros Universitários em uma reunião virtual do Google Meet

A proposta do app é conectar usuários a estabelecimentos comerciais, como cafeterias e restaurantes, que oferecem internet wi-fi, tomadas elétricas para carregar equipamentos e mesas adequadas aos interessados em trabalhar fora de casa e de maneira remota. “O Remotus surge para auxiliar profissionais e estudantes a encontrar espaços alternativos, em que se sintam à vontade para trabalhar remotamente, com um pouco de lazer e experiências em locais diferentes”, pontuou Adnny Alves.

SAÚDE – No XXXI Encontro de Extensão dos EU 2022, a aluna Ana Laura Ferreira Alves, do 3º semestre do Curso de Enfermagem e integrante do Núcleo Rondon na UFC, apresentou o trabalho “Contação de histórias como educação em saúde”. O projeto é um relato de experiência de uma atividade de contação de histórias realizada em maio deste ano, com 50 crianças e adolescentes de 2 a 13 anos, pelo 11º Dia do Brincar na UFC, na Casa de José de Alencar, sob a orientação do servidor técnico-administrativo José Cesar Pontes Moreira, da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

A estudante comentou sobre o lema do Núcleo Rondon, que é “trazer o cuidado para perto”, presente em ações de acadêmicos de cursos como Enfermagem, Medicina e Odontologia, para promover a saúde coletiva. “A contação de histórias vem sendo um instrumento muito importante para o público infantil, propiciando informações sobre hábitos saudáveis, como a escovação de dentes, a higienização dos alimentos antes de consumir e o banho”, explicou Ana Laura Alves.

INTERNACIONALIZAÇÃO – Encerrando o primeiro dia dos EU 2022, a internacionalização foi o tema da palestra "Estudar na França". A ação foi ministrada por Letícia Pontes Vieira, do Campus France Brasil, agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França. A mediação foi feita pelo Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Em sua fala, Letícia Vieira explicou o funcionamento da agência governamental Campus France, presente hoje em mais de 120 países. Detalhou ainda a estrutura do ensino superior francês, no qual atualmente 12% dos estudantes de graduação e 42% dos doutorandos são estrangeiros, bem como os procedimentos para obtenção de visto e as vantagens e benefícios de se estudar naquele país.

De acordo com a representante do Campus France, o estado do Ceará é destaque nesse intercâmbio de estudantes e pesquisadores. “É importante para a gente essa parceria porque o Ceará é muito forte na mobilidade estudantil. Junto a Pernambuco e Bahia, é um dos estados do Nordeste que mais enviam alunos para a França”, destacou.

A iniciativa integrou a programação sobre oportunidades de estudo no exterior promovidas pela PROINTER, exibidas no canal da UFCTV no YouTube.

Os Encontros Universitários seguem até sexta-feira (25) com atividades virtuais e abertas ao público. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no livro da programação .

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC, responsável pelos EU 2022 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300