EU 2022: Segundo dia traz discussões sobre questões raciais e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 

Ainda que reduzida, a programação do segundo dia dos Encontros Universitários, um dos eventos mais importantes da Universidade Federal do Ceará, contou, na manhã desta quinta-feira (24), com arte e discussões sociais importantes durante a VIII Mostra ICA e o IX Encontro de Cultura Artística; e elucidações sobre atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em painel do Campus de Crateús. 

A VIII Mostra ICA e o IX Encontro de Cultura Artística, realizados em conjunto pela Secretaria de Cultura (SECULT) e o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, trouxe discussões sobre vivências e perspectivas da população negra, com as obras expositivas “Lancei”, de William Coelho, e “Negritudes”, de Neto Sousa, e dois lançamentos literários, O país que me habita e Aya’ba, de Valéria Cordeiro Lourenço.

Imagem: captura de tela da apresentação da obra Negritudes

Lancei é um trabalho performático audiovisual que visa manifestar “a possibilidade de levantar voo a partir de uma narrativa periférica, favelada, preta”, conforme declarou William Coelho. O autor de “Negritudes”, Neto Sousa, explica que seu trabalho “é uma releitura de grandes obras consolidadas pela branquitude, mas sob uma perspectiva racial”. O objetivo da obra é provocar,  mostrar que “grandes ícones da arte historicamente cultuados não perdem nada quando são representados por pessoas pretas”. 

Já os livros lançados por Valéria Cordeiro Lourenço expressam suas próprias vivências enquanto mulher negra. Aya’ba é uma “reunião de poemas sobre um corpo negro” que transpassa quatro países africanos e dois estados brasileiros. A obra O país que me habita, por sua vez, retrata em poemas as memórias da infância da autora no distrito de Xerém, no Rio de Janeiro, onde ela nasceu.  As apresentações do grupo foram seguidas de roda de conversa com os autores.  

A programação completa do segundo dia da VIII Mostra ICA e do IX Encontro de Cultura Artística pode ser conferida no canal da SECULT-UFC no YouTube.


CAMPUS DE CRATEÚS –  A Comissão de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Internacionalização do Campus da UFC em Crateús (COMPITI), representada pelos professores Allysson Araújo e Thayres Andrade, daquele Campus, apresentou as ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que tem desenvolvido, na atividade “Painel COMPITI e Conhecendo o Escritório de Projetos da UFC”. 

A COMPITI tem o objetivo de aprimorar a execução das atividades de PD&I e internacionalização do Campus de Crateús. O Prof. Allysson Araújo apresentou o Painel COMPITI, um panorama de indicadores-chave sobre PD&I do Campus. Já a Profª Thayres Andrade compartilhou os resultados alcançados pela comissão. 

Imagem: captura de tela da apresentação do painel COMPITI

Também fez parte da atividade uma apresentação do Escritório de Projetos da UFC, demonstrada por Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC. Matos explanou especificidades do Escritório, que é uma comissão intersetorial que se destina a apoiar o pesquisador da UFC na formatação e na negociação de instrumentos jurídicos em parcerias com empresas que envolvam atividades de PD&I, de acordo com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). 

“O Escritório  existe para ajudar os professores nos desenvolvimentos de seus projetos”, declarou Yago Romeiro, administrador da PROINTER, durante apresentação dos resultados alcançados pela comissão nos últimos dois anos. Na oportunidade, Romeiro apresentou modelos de acordos de parceria, os obstáculos encontrados nos projetos de acordos de PD&I e divulgou o Guia Rápido para Leituras de Pareceres, elaborado pela comissão. 

APRESENTAÇÕES ORAIS – Em paralelo, as tradicionais apresentações dos trabalhos continuam demonstrando o potencial de produção científica e extensionista dos estudantes e servidores da  Universidade. No XLI Encontro de Iniciação Científica, Camila Freitas, do Curso de Enfermagem, expôs o trabalho Análise dos Dispositivos de Mídia Utilizados na Primeira Infância durante a Pandemia de Covid-19. De coautoria de Mariana Bastos, Clarissa Gomes e Jéssica Benevides, e orientação da Profª Fabiane Gubert, o estudo busca compreender as consequências do aumento do uso de telas por crianças de zero a seis anos incompletos durante o recente período de isolamento social. 

Imagem: apresentação oral da estudante Camila Freitas

A pesquisa foi direcionada aos pais de crianças dessa determinada faixa etária, por meio de formulário on-line. O estudo buscou alcançar diferentes públicos, com distintos níveis de  escolaridade e perfis socioeconômicos. Os resultados apontaram uma alta da exposição dos pequenos aos dispositivos móveis, “o que evidencia a importância da educação em saúde junto às famílias sobre o uso de telas e suas consequências”, conforme ressaltou Camila Freitas, além do poder de influência dos hábitos dos pais e das dinâmicas familiares sobre a utilização dos equipamentos pelas crianças. 

Os Encontros Universitários seguem até esta sexta-feira (25) com atividades virtuais e abertas ao público. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no livro da programação.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC, responsável pelos EU 2022 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.