Pesquisa que aproveita compostos de alga na saúde e na indústria é aprovada em edital do CNPq

A Universidade Federal do Ceará teve projeto aprovado em um importante edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) voltado para o financiamento de pesquisas na área de biotecnologia. O projeto da UFC, coordenado pelo Prof. Ivanildo José da Silva Junior, do Departamento de Engenharia Química, consiste na extração e purificação de compostos de uma macroalga presente no litoral cearense visando à sua aplicação na área da saúde.

Imagem: Estudantes de graduação e pós-graduação realizando limpeza da macroalga

O projeto é intitulado “Obtenção e aplicação de biocompostos obtidos da alga Solieria filiformis utilizando o conceito da biorefinaria”. O valor preliminarmente aprovado para a pesquisa foi de R$ 734,3 mil. De acordo como Prof. Ivanildo, a expectativa é que a assinatura do contrato ocorra ainda neste ano.

Trata-se de um dos dois projetos do Nordeste selecionados na linha 4 do edital – Biotecnologia Industrial. O outro projeto nordestino aprovado na chamada é da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Conforme explicou o Prof. Ivanildo, o projeto trata de economia circular, aproveitando todo o potencial da macroalga Solieria filiformis. Os pesquisadores extraem uma proteína fluorescente, que será utilizada como biomarcador para células cancerígenas, e um polissacarídeo, para a produção de curativos. O resíduo da extração será utilizado para produção de biogás e biofertilizantes. “Assim, exploraremos todo o potencial dessa macroalga”, explicou o pesquisador.

Imagem: Solução da proteína fluorescente extraída e purificada da macroalga

A equipe envolvida no projeto inclui pesquisadores da UFC, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-CE). Na UFC, os departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular, Farmácia e Engenharia Química estão atuando juntos nessa tarefa, contando com docentes e estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. O cultivo e fornecimento das algas é realizado pela Associação de Produtores de Algas de Flecheiras e Guajiru (APAFG).

O resultado preliminar da Chamada CNPq/MCTI/CT-BIOTEC Nº 31/2022 está disponível no site do CNPq.

Fonte: Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.