Procurar no portal

Santander X Explorer inscreve projetos de empreendedorismo até 22 de dezembro; iniciativa destina 20 vagas à UFC 

Foram prorrogadas, até o dia 22 de dezembro, as inscrições para o Programa Santander X Explorer 2023, iniciativa de formação internacional em empreendedorismo com foco em projetos de negócios iniciantes direcionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As propostas selecionadas receberão formação on-line durante três meses e, ao final do programa, concorrerão a uma viagem para conhecer um hub de empreendedorismo na Espanha

Imagem: Quatro estudantes (uma de  pé e três sentados) discutem com papéis sobre uma mesa, durante Feira de Empreendedorismo da UFC (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará e o Santander Universidades, o programa disponibilizará 20 vagas para estudantes da UFC

Os interessados devem preencher formulário de inscrição informando uma solução inovadora para o desenvolvimento de um negócio. A ideia apresentada deve abordar um desafio ligado a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, com prioridade aos itens apresentados no edital de convocação.

Serão pré-selecionadas as candidaturas que tiverem melhor pontuação nos seguintes critérios: perfil do empreendedor; trajetória do candidato; capacidade de comunicar a ideia ou projeto oralmente ou por escrito; grau de inovação da ideia; criatividade; oportunidade de negócios; potencial de crescimento do negócio; e alinhamento aos ODS. 

O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de janeiro de 2023, com início das atividades de formação e acompanhamento em 30 de janeiro. 

SAIBA MAIS O Programa Santander X Explorer oferece 3 mil bolsas para jovens de países como Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal, Reino Unido e Uruguai. É necessário que o candidato esteja vinculado a alguma universidade (graduação ou pós-graduação).  

A gestora de Programas Institucionais do Santander Universidades, Carla Rossi, explica que a iniciativa existe desde 2021 com o intuito de "introduzir os alunos no universo do empreendedorismo com foco no impacto social para que entendam o seu papel perante a sociedade e que no futuro o projeto que eles lançarem possa ser a fonte de renda deles".  

Durante 12 semanas, os projetos selecionados terão formações on-line para transformar as ideias apresentadas em negócios sustentáveis. Ao final, os melhores projetos de cada país terão a oportunidade de viajar por uma semana para um hub global de inovação localizado em Valência (Espanha)

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMOPara o Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, a "parceria [com o Santander Universidades] reforça a atuação conjunta dos três pilares da PROINTER: internacionalização, empreendedorismo e inovação institucional, possibilitando uma formação aos estudantes da UFC, devido ao foco nos ODS, pautada nos negócios de impacto socioambiental, na inovação e na sustentabilidade". 

A oferta de uma formação empreendedora nos ciclos básicos dos cursos de graduação e a consolidação da política institucional de inovação são duas pautas prioritárias da atual gestão à frente da administração da UFC. "É estratégico que estudantes e pesquisadores tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para empreender utilizando seus conhecimentos. As universidades brasileiras têm enorme potencial para criar soluções que a sociedade precisa, muitas delas com viabilidade comercial. Munidos das informações fundamentais e com o apoio institucional, nossos talentos podem alcançar grande sucesso, além de projetar a Universidade nacional e internacionalmente", afirma o reitor, Prof. Cândido Albuquerque.

"A participação de nossos estudantes é muito importante para a consolidação da cultura do empreendedorismo que está sendo construída em nossos discentes, preparando-os para a resolução de problemas, incentivando-os para o trabalho inovador e em equipe", complementa o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque. 

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300