Solenidade marca 50 anos da pós-graduação em Economia (CAEN); unidade é referência em qualificação de economistas e desenvolvimento regional

Em celebração ao jubileu de ouro do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN), foi realizada na noite de ontem (30) uma solenidade comemorativa no auditório da Reitoria, que reuniu administração superior e acadêmica, docentes, egressos, servidores ativos e aposentados, além de pessoas relacionadas ao programa.

Imagem: Foto de solenidade no auditório da Reitoria mostra o reitor Cândido Albuquerque falando no púlpito (à direita); ao lado dele, estão sentados os membros da mesa e diante dele, o público, também sentado. (Foto: Marco Fukuda/ UFC Informa)

O coordenador do CAEN, Prof. Roberto Tatiwa, mencionou a alta produtividade científica da unidade – com 131 artigos publicados somente no último quadrimestre, pelo menos 40% deles em periódicos internacionais – como um dos fatores que a mantém em posição de destaque entre os centros de excelência na qualificação de economistas. “É uma grande alegria estar aqui falando em nome de um programa que possui uma história de sucesso e produz tanto”, afirmou o docente.

Em seguida, o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC), Prof. Paulo Matos, compartilhou um pouco de sua história pessoal, quando retornou ao Ceará, vindo do Rio de Janeiro, para cursar pós-graduação no CAEN, onde pôde ter a experiência do magistério antes mesmo de ser concursado. “Costumo dizer que ‘do CAEN viemos, ao CAEN retornaremos’, brincando com a metáfora bíblica, pois essa é a essência do programa. Ele é esse lugar de síntese, capaz de agregar vários núcleos”, explicou o diretor, acrescentando que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará seria bem menor se não tivesse existido o CAEN. “E tenho certeza de que ele seguirá cumprindo seu papel pelos próximos 50 anos”, finalizou.

Docente do Departamento de Economia Aplicada da FEAAC e secretário-executivo do Planejamento e Orçamento do Governo do Estado, o Prof. Flávio Ataliba fez menção ao fato de o CAEN, com sua formação de alto nível, ser há décadas responsável por entregar profissionais de elevada distinção tanto para o setor público quanto para o privado. “Há egressos credenciados em instituições renomadas no Ceará e fora dele, levando o nome do programa pelo Brasil e exterior", frisou, aproveitando para homenagear a secretária aposentada do CAEN, Dona Estrela, que o apoiou em seu concurso para professor da FEAAC, há mais de 20 anos. “Estou ainda afastado, mas vejo que colegas e alunos seguiram conduzindo nossa unidade com toda a honra que ela merece”, elogiou ele, que também é ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação.

Imagem: Prof. Flávio Ataliba, docente do Departamento de Economia Aplicada e Secretário Executivo do Planejamento e Orçamento do Estado, fala ao público no púlpito do Auditório da Reitoria (Foto: Marco Fukuda/ UFC Informa)

O reitor Cândido Albuquerque abriu sua fala dizendo que o CAEN é uma marca histórica que, ao constar no currículo de alguém, já é autoexplicativa. “É um grande orgulho ter uma unidade com tamanha imagem de excelência, e é isso que a população espera de nós. O ensino superior, como o ensino básico, transforma o indivíduo, mas sua principal missão é transformar o entorno onde ele se insere. Ao contar com uma unidade como o CAEN, a Universidade faz isso. Nesses 50 anos, ganharam a UFC, a economia, os pesquisadores, os alunos; ganhou a sociedade”, ressaltou o dirigente máximo, parabenizando todos que, coletivamente, construíram o legado passado e atual do CAEN.

SOBRE O CAEN – O Programa de Pós-Graduação em Economia foi criado nos anos 1960, ainda como Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN – sigla que foi mantida pela tradição do instituto de pesquisa). Em 1962, a Faculdade de Ciências Econômicas de Fortaleza foi federalizada e incorporada à Universidade Federal do Ceará. Mantida até então por meio de convênios, a unidade recebeu um grande aporte de professores mestres e doutores, compondo um quadro permanente a partir de 1968. Ela foi então se consolidando, passando a atrair estudantes de outros estados e até mesmo do exterior. Em 1972, foi implantado o mestrado em Economia (ano em que foram inauguradas as atividades enquanto programa de pós-graduação); já o doutorado veio em 1999. O programa atualmente é nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).