Procurar no portal

Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais completa 25 anos de atuação no Curso de Odontologia

O termo “pacientes especiais”, na odontologia, refere-se a todo paciente que apresenta qualquer tipo de doença ou condição clínica que o faça necessitar de algum atendimento diferenciado, seja por um determinado período ou por toda a sua vida. Uma iniciativa essencial no acolhimento desse público é o Núcleo de Estudos em Pacientes Especiais (NEPE), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que completa 25 anos de atuação em 2022.

Foto dos bruços de uma mulher de jaleco branco. Ela está de braços cruzados, com luvas de borrachas na cor azul e segura dois instrumentos odontológicos

A iniciativa surgiu em 1997, em meio ao crescimento de casos de HIV, como uma forma de prestar serviço a pessoas que anteriormente não eram assistidas pela odontologia. Atualmente, os grupos beneficiados pelo NEPE são de complexidade clínica e sistêmica. A complexidade clínica diz respeito a um conjunto de doenças não cirúrgicas, como HIV, diabetes e depressão. Já a complexidade sistêmica refere-se a enfermidades que podem afetar mais de um órgão do corpo, como o câncer.

Os serviços odontológicos ofertados pelo NEPE são executados por professores, bem como por graduandos e pós-graduandos preparados pela coordenação do projeto para realizar procedimentos como restauração, canal, tratamento de gengiva, biópsias, diagnósticos e cirurgias. Além do campo técnico da odontologia, os discentes também são orientados sobre como atender pacientes com atenção a diversos aspectos sociais.

A atuação do NEPE é destaque em reportagem publicada nesta semana no blog Divulgando a Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7461

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300