Estudantes líderes das equipes destaques do desafio Cybercamp FitBank viajam a São Paulo para premiação e visitas técnicas

Os líderes das três equipes destaques do Fit Your Thinking: Cybercamp FitBank, desafio colaborativo e capacitação gratuita on-line em tecnologia e empreendedorismo, estiveram em viagem a São Paulo, de 30 de novembro a 2 de dezembro, para premiação da atividade e visitas técnicas a ambientes empreendedores daquele estado. Os três alunos da UFC viajaram sob coordenação do Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), com todas as despesas de passagens, hospedagem e diárias financiadas com recursos do projeto.

Durante a estada, a programação previa reunião com diretores e sócios-fundadores da FitBank Pagamentos Eletrônicos para entrega de premiação; visita ao InovaUSP, ambiente de empreendedorismo e inovação da cidade universitária da Universidade de São Paulo (USP); visita técnica à Bolsa de Valores do Brasil – B3; e passeio cultural ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Imagem: estudantes da UFC são recebidos pelos fundadores da FitBank

Foram contemplados com a viagem os estudantes Francisco Carlos Freire Nunes Júnior, doutorando em Ciência da Computação e líder da equipe Synapse, primeira colocada; Paulo Roberto Barros Abreu Moura, do Curso de Ciências Econômicas e líder da equipe Missing No, segunda colocada; e Akyla de Aquino Pinto, do Curso de Engenharia de Computação e líder da equipe Cyberbots, terceira colocada. O estudante Erik Ray Barbosa Falcão, do Curso de Engenharia de Telecomunicações, também acompanhou os colegas.

Das 20 equipes selecionadas, 11 têm a participação de alunos dos campi da UFC de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral. Também integram equipes alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Fortaleza, Maracanaú, Tianguá, além de estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar, de Fortaleza. Ao longo de três etapas, foram concedidos mais de R$ 70.000,00 de premiações aos participantes.

"Estas iniciativas demonstram que a nova orientação da PROINTER unindo Internacionalização, Empreendedorismo e Inovação tem alcançado o objetivo de atrair oportunidades para a comunidade acadêmica. A revisão da estrutura organizacional da PROINTER no início da gestão tinha como meta institucionalizar o empreendedorismo e potencializar a inovação", reflete o Prof. Abraão Saraiva.

DESAFIO – O Fit Your Thinking: Cybercamp FitBank é uma competição de programação destinada a estudantes cearenses com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para meios de pagamentos digitais. Os participantes puderam conhecer problemas reais enfrentados por empresas e instituições de meios de pagamento, como o FitBank, e foram desafiados a buscar soluções concretas e a desenvolver produtos e programas digitais que aprimorem os processos e funcionalidades de mobile banking.

Imagem: estudantes da UFC visitam a InovaUSP

Todo o processo de desenvolvimento dos produtos e programas digitais foi realizado pelas equipes de estudantes, organizadas pela coordenação do CyberCamp, contando com a orientação de professores da UFC e a interação com profissionais do FitBank.

Para o Prof. Abraão Saraiva, "a integração entre desafios e profissionais do setor empresarial com ideias e talentos da academia traz oportunidades de formação aos estudantes e possibilita o desenvolvimento de soluções práticas de forma empreendedora, contribuindo para a projeção da UFC como um vetor de geração de inovações conectadas com a sociedade".

Na UFC, a equipe organizadora do projeto contou com a participação do Prof. Abraão Saraiva; de Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional  da PROINTER; do Prof. Bruno Honorato, do Campus de Crateús; Gervina Brady,  Tatieures Gomes, Ciro Regis, Camila Gueiros e Sabrina Araújo, servidores técnico-administrativos da PROINTER.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.