PlantEdu, startup apoiada pela UFC, vence Prêmio Otimista de Inovação 2022

A startup PlantEdu, plataforma que oferece capacitações a jovens camponeses para que possam desenvolver seus estudos e trabalhos sem sair da área rural, venceu o Prêmio Otimista de Inovação 2022 - Edição Especial 50 Anos do SEBRAE na categoria Futuro. Apoiada pela Universidade Federal do Ceará, a startup já concluiu a primeira turma de um curso ofertado e se prepara para lançar mais duas capacitações nos próximos meses.

A startup é formada por João Ferreira Lima Neto e Ray Teixeira da Silva, estudantes do Curso de Rede de Computadores da UFC em Quixadá; Rita de Kássia Teixeira da Silva, aluna do Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Luís Carlos dos Santos, professor da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos.

Foto de dois jovens em um palco, cada um segura um troféu

A ideia, surgida a partir de um hackathon do Programa Corredores Digitais, em 2020, começou a ser desenvolvida no ano seguinte e conta com o apoio do mesmo programa, além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá e do Programa de Estímulo ao Empreendedorismo Inovador (Empreende UFC).

“Nascemos a partir de um problema que vivenciamos constantemente na zona rural, o êxodo da juventude para os centros urbanos em busca de oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional. Queremos fomentar a formação de profissionais e empreendimentos no campo para geração de novas oportunidades nessa área”, conta Ray Teixeira, CEO da startup.

O primeiro curso on-line lançado pela plataforma contou com 40 alunos, com integrantes do Ceará e de São Paulo, que aprenderam sobre técnicas de vermicompostagem. Agora o grupo está em fase de aprimoramento desse curso e se prepara para lançar mais dois nos meses de dezembro e janeiro. Um treinamento presencial de Horticultura na Prática já está com matrículas abertas.

“Enquanto estuda, o jovem já pode receber mentorias para ajudá-lo a desenvolver sua carreira ou negócio na área rural. Nossos cursos prezam por meios de produção de menor impacto ambiental e são estruturados pensando nos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da Organização das Nações Unidas”, destaca.

APOIO AO EMPREENDEDORISMO – A PlantEdu é uma das startups apoiadas pelas ações de inventivo ao empreendedorismo na Universidade Federal do Ceará. Em Quixadá, a startup recebe acompanhamento e apoio do INOVE, que encaminha a equipe para outros programas de empreendedorismo e disponibiliza espaço de coworking para o grupo se reunir. "O nosso objetivo é justamente fazer com esses projetos consigam ir pro mercado e se destacar, ir pra fora e ter um benefício externo", afirma Prof. Paulo Armando Aguilar, integrante do INOVE.

Além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá, o projeto também faz parte do Programa Empreende UFC. Ao longo do ano, integrantes do grupo receberam formação em empreendedorismo inovador, mentorias, conheceram atores do ecossistema inovador e receberam bolsas para conseguirem se dedicar mais tempo ao desenvolvimento do negócio.

Foto de quatro jovens em uma sala. Há cartazes coloridos colados na parede e, ao centro, um notebook com imagem da logomarca da PlantEdu na tela

Para o coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Bruno Matos, a premiação da PlantEdu reforça o sentimento de que a Universidade está “no caminho certo ao investir nos estudantes para que eles tenham diferentes possibilidades de futuro”, como criar sua própria startup.

Além da conquista da PlantEdu, a UFC também recebeu, na premiação, um reconhecimento pelo apoio à inovação no estado do Ceará. “Também é um incentivo para que continuemos apoiando nossos estudantes e pesquisadores empreendedores, assim como reforçando a educação empreendedora nos diferentes cursos e campi da UFC”, acrescenta Bruno Matos.

SAIBA MAIS – O Prêmio Otimista de Inovação 2022 - Edição Especial 50 Anos do SEBRAE é realizado pelo Instituto Dr. Albino Nogueira (IDAN) e promovido pelo Grupo Otimista de Comunicação com o objetivo de dar visibilidade e reconhecer os sujeitos do ecossistema de inovação cearense.

Nesta edição, mais de 100 startups se inscreveram para concorrer às categorias Futuro, Tração, Troféu Global e Troféu Engajamento. As equipes passaram por duas fases eliminatórias que levaram em consideração critérios como: potencial inovador, viabilidade econômico-financeira, potencial de internacionalização, impacto socioambiental, e alinhamento a uma ou mais metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vencedora na categoria Futuro, a PlantEdu conquistou troféu e prêmios que vão auxiliar o crescimento do projeto, como pré-aceleração, mentorias diagnósticas, pacote de serviços jurídicos, espaço para reuniões e coworking, prospecção de editais e elaboração de projetos para captação de recursos.

“Ficamos muito felizes por levar esse prêmio para casa, pois, além de muita visibilidade e outros benefícios, é também uma forma de sentir o impacto de nossa solução para o mercado e saber que estamos no caminho certo”, finaliza Ray Teixeira.