Agência UFC: Pesquisa avalia impactos da covid-19 no mercado financeiro de economias mundiais

Desde que se iniciou no primeiro semestre de 2020, a pandemia de covid-19 trouxe muitas incertezas. Entre elas, esteve a dúvida sobre como as economias mundiais reagiriam ao crescimento exponencial da doença, que chegou a tirar a vida de mais de 6 milhões de pessoas em todo o globo e provocou mudanças na estrutura produtiva e econômica.

Avaliar o impacto do coronavírus nos mercados financeiros de alguns dos principais países do mundo, incluindo o Brasil, foi o objetivo de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Economia, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará.

Imagem: Ilustração do coronavírus próximo a linhas de gráfico

O estudo, publicado em cinco diferentes artigos internacionais e depois reunidos em tese de doutorado intitulada Essays on the international financial markets impacts of covid-19, de autoria do pesquisador Antônio Cristiano de Oliveira Costa, com orientação do Prof. Paulo Matos e coorientação do Prof. Cristiano da Costa da Silva, considera para a análise, além do Brasil, os mercados da Alemanha, EUA, França, Canadá, Reino Unido, Itália, Japão e China.

No caso brasileiro, analisado em artigo específico, tomando como base o Ibovespa, principal indicador de desempenho do mercado financeiro do país, percebeu-se que tanto o aumento no número de casos de covid-19 quanto de mortes pela doença causou impacto imediato e de curto prazo nos retornos do índice. Constatou-se redução nos retornos principalmente no período de março de 2020, quando a pandemia começou a se agravar.

Os detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis na matéria desta semana na Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Antônio Cristiano de Oliveira Costa, pesquisador do CAEN – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Paulo Matos, do CAEN – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.