Nota da Reitoria: UFC repudia atos violentos e antidemocráticos ocorridos neste domingo (8), em Brasília

A Universidade Federal do Ceará repudia de forma veemente os atos violentos e antidemocráticos ocorridos neste domingo (8), em Brasília, contra os poderes da República. Não há qualquer justificativa aceitável para os ataques perpetrados contra os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, uma vez que estes representam os pilares fundamentais sobre os quais se sustentam o moderno Estado brasileiro e todo o aparato democrático que o constitui.

Neste momento, a UFC reafirma a defesa incondicional do estado democrático de direito e reforça a necessidade de investigação rigorosa e punição exemplar àqueles que atentam contra as instituições nacionais, respeitado o devido processo legal e com ampla defesa. Ao mesmo tempo, a Universidade faz um apelo para que haja equilíbrio e serenidade na contenção dos referidos atos, na garantia e no respeito à liberdade de expressão constitucional.  

Em um cenário turbulento, é imprescindível e urgente o retorno da normalidade, a fim de que o País volte, de forma pacífica e harmônica, aos caminhos que conduzem ao desenvolvimento. 

A defesa da democracia, como patrimônio maior da nação brasileira, deve ser a razão primeira e inabalável a nos mover nesse momento difícil. O Brasil, de todos, não pode tolerar vandalismos, nem excessos na defesa da ordem.  

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Reitor
 
Prof. José Glauco Lobo Filho
Vice-reitor