PAAP promove retrospectiva com resgate de principais atividades realizadas em 2022

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Universidade Federal do Ceará, tem realizado, durante este mês de janeiro, a Retrospectiva Pedagógica, que visa resgatar atividades pedagógicas consideradas relevantes e que foram promovidas durante 2022.

Entre as atividades, estão webconferências, webinários e podcasts, com temáticas e discussões que visam ao desenvolvimento de boas práticas de ensino, planejamento, avaliação e didática do ensino superior.

Imagem: Ilustração de divulgação da Retrospectiva Pedagógica

“Temos buscado sempre nesse momento de recesso das aulas oferecer aos professores, técnicos e estudantes oportunidades de aprender, pois sabemos que a aprendizagem ocorre ao longo da vida, e não podemos parar de aprender”, afirma a Profª Mazzé Santos, coordenadora do PAAP. “Ressaltamos ainda que essa ação representa maior proximidade da política de formação continuada da UFC com sua comunidade acadêmica”, diz.

A programação completa da Retrospectiva está disponível em e-book publicado no site do PAAP.

Para a próxima semana, estão previstas as atividades de podcast com o tema “Aprendizagem baseada em problemas – PBL"; a webconferência “Inovações pedagógicas hoje”; e uma sessão do XIV Encontro de Docência Superior.

Já na última semana do mês, serão resgatados o podcast “Avaliação educacional com tecnologias digitais”; a webconferência “Desafios e perspectivas para a implantação do ensino híbrido e das inovações pedagógicas na UFC”; e o webinário “Processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFC”.

RETROSPECTO – Na primeira semana de janeiro, três atividades foram promovidas: o podcast “Protagonismo do PAAP no ensino durante a pandemia da covid-19"; e as webconferências “Formação do professor universitário: contextualizando desafios e perspectivas” e “Os desafios do ser e do fazer-se professor do ensino superior”.

Para a segunda semana do mês, outras três atividades foram resgatadas: o podcast “Gestão do tempo no trabalho e nos estudos”; e as webconferências “Como o adulto aprende?” e “O estudante do ensino superior na UFC: desafios e possibilidades”.

Os links de acesso para cada ação estão disponíveis no site do PAAP.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da UFC – fone: (85) 3366 9218