UFC passa a integrar a Rede de Inovação Aberta em Saúde, destinada a pensar novas tecnologias

A Universidade Federal do Ceará é a mais nova integrante da Rede de Inovação Aberta em Saúde do Ceará (RIAS), grupo de instituições cearenses dedicado a pensar soluções e tecnologias para problemas de saúde da população, idealizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e pelo Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO).

Imagem: O objetivo do grupo institucional é inovações e tecnologias voltadas para o setor da saúde (Foto: divulgação)

A adesão ao projeto foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 10 de janeiro. Com isso, a UFC se junta a outras seis instituições participantes: a Fundação Regional de Saúde (FUNSAÚDE Ceará); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); o Serviço Social da Indústria (SESI); o Instituto da Primeira Infância (IPREDE); a Universidade Federal do Cariri (UFCA); e a Faculdade Rodolfo Teófilo.

A UFC será representada pelos docentes José Carlos Tatmatsu Rocha, do Curso de Fisioterapia, e Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal, do Departamento de Farmácia, que foram indicados, respectivamente, pelas pró-reitorias de Extensão (PREX) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A data da primeira reunião com todos os representantes da RIAS será definida em breve.

Para a diretora de Tecnologias e Inovação da ESP/CE, Alice Pequeno, a entrada da UFC na rede fortalecerá o grupo. “Vamos contar com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de alto nível. Esses profissionais vão trazer ideias para o desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para dar respostas aos problemas de saúde enfrentados pela população”, avalia a gestora.

Inaugurada em novembro de 2022, a RIAS atuará no desenvolvimento de projetos integrados na área da pesquisa. A iniciativa, cuja duração inicial é de cinco anos, tem como objetivo a criação de inovações e tecnologias voltadas para o setor da saúde a partir da construção de diretrizes em comum, do estabelecimento de compromissos e de ações colaborativas e de intercâmbio de competências técnico-científicas.

SOBRE OS REPRESENTANTES DA UFC – O Prof. José Carlos Tatmatsu é doutor em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com estágio sanduíche na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard. Suas principais linhas de estudo são Fototerapia e Fotodinâmica e suas aplicações na reparação de tecidos em doenças crônicas, especialmente no diabetes.

Em seus grupos de trabalho, busca implementar metodologias inovadoras, atuando no desenvolvimento de produtos e equipamentos para a área da saúde. É coordenador do Grupo de Pesquisa Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana e de diversas ações de extensão nas áreas de reabilitação e inovação tecnológica.

A Profª Luzia Kalyne é doutora em Farmacologia pela UFC, ocupa o cargo de titular da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG e atua como membra da Câmara de Inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa desde 2010, tendo publicado mais de 100 trabalhos em revistas científicas. Possui depósito de três patentes de invenção.

Tem experiência no estudo interdisciplinar de produtos naturais, trabalhando principalmente nos seguintes temas: toxicologia pré-clínica, farmacologia pré-clínica e farmacognosia com ênfase no desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas medicinais. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, com informações da Assessoria de Comunicação da ESP/CE – fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.