PRAE realiza edição de 2023 da capacitação para diretores de Residências Universitárias

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará deu início, na manhã desta segunda-feira (23), à edição de 2023 da Capacitação em Liderança (LIDERA), programa voltado aos estudantes diretores de Residências Universitárias, gerenciado pela Divisão de Benefícios e Moradia (DIBEM) da Coordenadoria de Assistência ao Estudante (CASE) da PRAE.

O objetivo da formação, que segue durante toda a semana, é orientar a atuação dos diretores das Residências Universitárias recém-eleitos pelos próprios residentes, por meio de oficinas socioeducativas e palestras com os representantes das diversas ações de assistência estudantil oferecidas pela Universidade.

Imagem: apresentação da edição de 2023 da Capacitação em Liderança (LIDERA)

No primeiro dia de formação, realizada no auditório da PRAE, os estudantes presentes receberam apresentações gerais sobre os serviços de assistências promovidos pela UFC, como o Restaurante Universitário e as próprias Residências, e sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), uma das fontes de recurso para implementação dessas ações.

No decorrer da semana, até sexta-feira (27), os diretores terão ainda encontros sobre segurança e manutenção das Residências, atribuições dos diretores, planejamento e organização do tempo, habilidades sociais e cuidados com saúde mental, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e primeiros socorros.

A reunião foi coordenada pela titular da PRAE, Profª Nadja Dutra, recém-nomeada ao cargo, que apresentou um panorama sobre os programas de assistência empreendidos pela UFC. A professora destacou a relevância que os alunos diretores têm para atuar como ponte entre os próprios estudantes e a Pró-Reitoria.

Durante a abertura da formação, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, reforçou a importância que a assistência tem para a vida estudantil, ressaltando a qualidade dos serviços oferecidos pela Universidade e a importância de lideranças como os diretores das Residências, pelo papel que podem ter de auxiliar outros estudantes.

"Quando um estudante recebe o apoio de um colega, é diferente. Ele não está recebendo ajuda do professor, do funcionário, mas de uma pessoa que é como ele, então tem uma legitimidade ainda maior", afirmou o Prof. Cândido.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – fone: (85) 3366 7440 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.