"Represa", filme dirigido por professor da UFC, é único longa-metragem brasileiro no Festival de Cinema de Roterdã 

Estreou no último domingo (29) o único longa-metragem brasileiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, dirigido pelo Prof. Diego Hoefel, cineasta e docente do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. O filme Represa integra a mostra Bright Future, que reúne uma seleção de primeiros longas-metragens de seus diretores.

Imagem: três homens sentados em uma moto amarela durante cena do filme "Represa"

O drama é ambientado nas paisagens da velha e da nova Jaguaribara, município do sertão do Ceará, onde famílias foram removidas para a construção do açude Castanhão. Hoefel explorou a imagem das ruínas da antiga cidade, que começaram a emergir a partir de 2015, após anos de sucessivas secas.

Em entrevista à Universitária FM, o professor e diretor explica que o filme aborda a relação entre dois irmãos, um vindo do sul do País e outro criado no interior do Ceará, deixado para trás quando a mãe precisou fugir da família. “São dois irmãos que agora se conhecem muitos anos depois, tendo que lidar com a herança da mãe. Na verdade, se entender como família. Essa história da cidade serve um pouco como um espelho das duas cidades para falar sobre essas duas histórias que se cruzam”.

Lucas, o protagonista de Represa, atravessa o Brasil e desembarca no sertão cearense com a ideia de vender um terreno que pertenceu à sua mãe, quando ainda viva. Para isso, precisa se aproximar de Robson, um irmão que nunca conheceu e que foi criado em Jaguaribara. O encontro dos dois é difícil e Lucas decide se aproximar de Josy, filha de Robson. Ao saber da história da avó, a menina desaparece e obriga os irmãos a se unir para tentar encontrá-la.

Assista ao trailer de Represa.

Com informações da rádio Universitária FM.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.