Agência UFC: Pesquisadoras criam método para extrair produtos de alga para a indústria alimentícia

Pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará desenvolveram uma metodologia inovadora para otimizar a extração de derivados de algas vermelhas encontradas no litoral que vai do Ceará a Sergipe, obtendo de uma só vez dois produtos de interesse comercial: a R-ficoeritrina (R-PE) e o ágar.

A proposta da pesquisa é realizar o máximo aproveitamento da macroalga Gracilaria birdiae, dentro do conceito de Economia Azul – termo utilizado para falar sobre uso sustentável dos recursos marinhos. O trabalho acaba de ser publicado na revista internacional Algal Research, classificada como Qualis 1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Imagem: A alga Gracilaria birdiae é comum no litoral cearense (Foto: Laura Primo/Adobe Stock)

A R-PE é um pigmento natural vermelho que apresenta várias aplicações tecnológicas devido a cor e fluorescência. Ela pode substituir facilmente os corantes artificiais e suas propriedades fluorescentes lhe garantem usos: cosméticos, na área da saúde, como marcador celular ou ainda no diagnóstico de certas doenças. Já o ágar é bastante consumido nos países orientais e muito utilizado pela indústria alimentícia como agente espessante, estabilizante e gelificante.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa da aluna de doutorado Antônia Livânia Linhares de Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, orientado pela Profª Elisabeth Mary Cunha da Silva e coorientado pela Profª Márjory Lima Holanda Araújo, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

A reportagem completa está disponível no site da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Elisabeth Mary Cunha da Silva, orientadora da pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.