UFC e Universidade Ben-Gurion, de Israel, lançam desafio internacional de inovação; inscrições até 3 de março

A Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Ben-Gurion (BGU), de Israel, lançaram o "Desafio de Inovação UFC e BGU", voltado a estudantes de graduação e pós-graduação. As inscrições estão abertas até 3 de março. A iniciativa é um desdobramento da parceria recém-firmada entre as duas instituições, que contempla pesquisa conjunta e intercâmbio de estudantes e professores.

A execução do Desafio na UFC é feita pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER). O tema é "Inovando em atividades de baixa tecnologia", com foco em projetos que propõem soluções inovadoras, pautadas em simplicidade e funcionalidade e que utilizam poucos recursos.

Imagem: Grupo de nove estudantes, em pé, atrás de uma mesa na qual estão expostas informações sobre um trabalho realizado pela equipe (Foto: Viktor Braga/UFC)

O objetivo da competição – que contará com equipes de estudantes da UFC e da BGU – é identificar oportunidades de inovação em áreas de baixa tecnologia, levando a maiores níveis de produtividade, de inclusão e de renda e à diminuição de desigualdades econômicas ou sociais regionais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

FORMATO E INSCRIÇÕES – Podem participar alunos de graduação (a partir do 5º semestre) e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC. O Desafio será on-line e totalmente em inglês, sendo necessário que o aluno possua conhecimentos avançados do idioma. A quantidade de participantes será limitada até a formação de 10 equipes, cada uma com dois alunos de cada instituição, totalizando até 20 estudantes da UFC.

De acordo com o edital, cada grupo escolherá uma temática que seja de interesse tanto do Brasil quanto de Israel. As áreas sugeridas são: tecnologia agrícola, manufatura tradicional (ramos selecionados), produção de alimentos, tecnologia da água, turismo, energia solar, serviços digitais de saúde, banco digital, serviços de varejo, economia, administração. Outras áreas podem ser consideradas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março, por meio de formulário eletrônico. O seminário de abertura será no dia 8 de março. A equipe vencedora do Desafio apresentará sua solução em eventos na UFC e na BGU, recebendo passagens para participação nos eventos que serão realizados em Israel. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.