PAAP lança Plano de Formação Continuada para o semestre 2023.1; confira a programação

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) disponibilizou, nesta semana, o Plano de Formação Continuada para os meses de fevereiro a julho de 2023. As ações formativas são destinadas a servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal do Ceará.

Neste semestre, as atividades terão como foco o tema “Caminhos diversos para transformar a docência universitária”. De acordo com o Plano de Formação, a temática adotada busca “ampliar sentidos e significados sobre a docência superior com enfoque nas reflexões das diferentes iniciativas de elaboração de caminhos pedagógicos visando à melhoria na integração, interação e engajamento entre o tripé humano que sustenta nossa universidade: professores, técnicos e estudantes”.

Imagem: fundo verde. Em primeiro plano, há um desenho de três jovens com livros e conversando. Uma lâmpada lilás aparece como sinal de que alguém teve uma ideia

O documento apresenta ainda atividades que serão desenvolvidas pelo Programa ao longo do semestre nos âmbitos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de informações sobre os projetos do Programa, tais como: PAAP Integrador, PAAP Artes, Professores Inspiradores (ProfInsp), Discência Compartilhada (DComp), Inovação na Formação (InForma), PAAP Internacional, entre outros.

DESTAQUES – Um dos destaques das ações deste semestre será a V Semana Pedagógica da UFC. Com o tema “A transdisciplinaridade no ensino superior: pensar prospectivo e comprometer-se com o presente”, o evento está marcado para ocorrer no período de 1º a 3 de março com atividades que envolvem desafios e perspectivas sobre práticas inovadoras no ensino superior.

Outro ponto citado como importante pela coordenadora do PAAP, Profª Mazzé Santos, é a integração dos campi nas atividades. O Programa recebeu sugestões de ações de diversos setores da Universidade que deverão ser contempladas neste e no próximo semestre. Na ação “Visita ao Campus”, uma equipe do PAAP percorrerá os campi da UFC no Interior para formações itinerantes. “Com isso esperamos evidenciar que nossa Universidade é integrada e articulada, e que todos somos UFC”, destaca.

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) é vinculado à Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC e tem como objetivo desenvolver atividades formativas que contribuam para a excelência acadêmica e a melhoria do desempenho individual de professores, técnicos e estudantes da Universidade.

A programação completa desta primeira semana e os detalhes das demais atividades do semestre estão disponíveis no Plano de Formação e no site do PAAP.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.