UFC e UVA realizam Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções

Em parceria, o Campus da Universidade Federal do Ceará de Russas e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) organizam o XIX Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções (CINPAR 2023), a ser realizado em Sobral no período de 8 a 10 de junho de 2023. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 31 de março via formulário eletrônico.

Após o processo seletivo – com a notificação final para trabalhos prevista para 30 de abril –, os autores selecionados deverão efetuar suas inscrições até 10 de maio de 2023. Já a inscrição para audiência geral (estudantes, professores, profissionais e demais interessados) deve ser feita preferencialmente até 30 de maio. O formulário está disponível no site do evento

Imagem: O CINPAR é um evento mundialmente conhecido  na área de degradação e durabilidade das construções (Imagem: Divulgação)

O XIX Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação das Construções terá programação bilíngue (inglês/português), com a presença de palestrantes convidados do Brasil e do exterior, autoridades em engenharia e construção civil. Além de palestras, o encontro contará com sessões para apresentação de trabalhos acadêmicos, e estão programadas duas mesas-redondas, sendo uma sobre degradação de fachadas e a outra sobre os desafios na construção e projetos de edifícios altos.

“O CINPAR é um evento mundialmente conhecido na área de degradação e durabilidade das construções e que tem uma estreita relação com muitos dos jovens pesquisadores hoje atuantes. Ao longo desses 19 anos, muitos pesquisadores hoje reconhecidos começaram suas vidas acadêmicas apresentando trabalhos no CINPAR”, diz o Prof. Esequiel Mesquita, do Campus da UFC em Russas e integrante do comitê organizador do congresso.

A abertura do evento ocorrerá no dia 8 de junho, às 9h, no Theatro São João (Praça São João, 156, Centro – Sobral), e as demais atividades, no auditório da UVA – Campus Betânia (Avenida da Universidade, 850, Betânia – Sobral).

Entre os palestrantes já confirmados estão o Prof. Humberto Varum (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal); Prof. Petr Stepanek (Universidade Técnica de Brno, da República Tcheca); Profª Maria Positieri (Universidade Nacional de Tecnologia, da Argentina); engenheira Iviane Cunha (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, do Brasil), e Prof. Albert de la Fuent (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha).

O Prof. Esequiel Mesquita comenta que o congresso será uma oportunidade do reencontro de amigos de várias partes do mundo e também a chance “dos estudantes de conversarem e trocarem experiências com profissionais e pesquisadores renomados”. Ele destaca ainda o fato de a UFC poder “coordenar em conjunto com a Universidade Estadual Vale do Acaraú esse evento tão importante”.

PARCERIA – O presidente do Comitê Organizador do CINPAR, Prof. Francisco Carvalho, da UVA, lembra que em 2002 foi realizado o I Simpósio Internacional sobre Concretos Especiais na UVA, em Sobral, o que seria um embrião do CINPAR, criado oficialmente em 2003. "O congresso veio a repetir o êxito absoluto do simpósio de 2002. A participação dos assistentes superou as expectativas, aumentando o nosso trabalho porque nós havíamos nos preparado para 250 pessoas e teve quase 500 participantes", conta.

Ao longo dos anos os congressos foram sendo cada vez mais frequentados e com parcerias envolvendo instituições do Brasil e do exterior. "A fórmula que usávamos era bem simples. Com qualidade e simplicidade conseguimos atrair um público cada vez maior. Uma boa parte era das regiões Sul e Sudeste [do Brasil] e do exterior [Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Cuba]", relata o Prof. Carvalho. Mesmo com a pandemia o congresso não deixou de ser realizado. "Fizemos edições virtuais – em Fortaleza, na Universidade do Porto, em Portugal e Istambul [Turquia]", diz.

Este ano, o CINPAR voltou ao local de origem, Sobral, como uma oportunidade também de homenagear a Universidade Estadual Vale do Acaraú, que completa 55 anos. Francisco Carvalho destaca a parceria feita com a UFC, através do Campus de Russas. "Estamos trabalhando para oferecer o que tem de melhor nas principais universidades do mundo – da Europa, das Américas – e temos certeza de que mais uma vez a qualidade vai prevalecer, o nível de conhecimento dos palestrantes é fantástico, e sem esquecer os trabalhos que serão apresentados durante as sessões dos artigos", informa o docente, aproveitando para convidar o público a prestigiar o evento.

Mais informações no site do evento e no Instagram (@cinpar2023).

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, do Campus da UFC em Russas e integrante do Comitê Organizador do CINPAR 2023 – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.