UFC e Secretaria da Administração Penitenciária celebram convênio focado na assistência a policiais penais e familiares

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) oficializaram, na tarde desta terça-feira (28), convênio de colaboração técnica em atividades de pesquisa, extensão, prestação de serviço e elaboração de políticas públicas voltadas à assistência e ao bem-estar de policiais penais e suas famílias. A parceria foi formalizada por meio da assinatura, na Reitoria, de um termo de cooperação pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo secretário da pasta estadual, Mauro Albuquerque.

Imagem: Secretário Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária) e reitor Cândido Albuquerque (UFC) assinam termo de cooperação; convênio será focado na qualidade de vida de policiais penais. (Foto: Gutiérrez Reges/ UFC Informa)

Com a aliança institucional, a extensão da UFC disponibilizou de pronto sete projetos de extensão que ajudarão a promover atividades de acolhimento, promoção da saúde e formação para os profissionais. A seleção dos projetos incorporados ao convênio levou em consideração fatores como causas de adoecimento da categoria, demandas por capacitação e necessidades de saúde. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, “faz cerca de um ano que a aproximação entre as duas instâncias foi iniciada, e a UFC encontra-se agora preparada para colocar sua política extensionista a serviço da segurança pública”.

A princípio, integrarão a iniciativa sete ações extensionistas: Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (GETA); Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA); Centro de Orientação sobre a Morte e o Ser (COSMOS); Na Lida da Vida: Orientação para o Trabalho e Promoção da Saúde do Trabalhador; Programa de Educação Financeira Continuada; Plantão Psicológico da Clínica-Escola de Psicologia e Treinamento Físico Funcional.

Um outro braço do convênio é a articulação interdepartamental nas áreas de Enfermagem, Sociologia, Direito, Psicologia e Sistemas e Mídias Digitais para viabilizar as ações do projeto Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Sistema Penitenciário do Ceará, coordenado pela diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Ana Karina Pinheiro, e desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-Chefe do Governo do Estado.

Confira a reportagem feita pela UFCTV sobre o convênio celebrado:

O secretário Mauro Albuquerque enalteceu a natureza da parceria dizendo que o meio acadêmico, especialmente a UFC, tem demonstrado capacidade de diagnosticar as dificuldades dos policiais e propor diversas vertentes de trabalho. “As pesquisas têm nos ajudado a identificar as dores e chancelado a solução delas. O momento é de agradecer por toda a ajuda que a academia tem dado e ainda poderá dar ao campo da segurança e a seus trabalhadores”, afirmou.

O reitor Cândido Albuquerque qualificou como privilégio o fato de a UFC ser uma instituição que cultiva laços estreitos com o Governo do Estado, podendo colocar sua expertise a serviço de melhorias na gestão e na elaboração de políticas públicas. “Estamos celebrando o encontro da Universidade com a administração pública. A segurança é uma área sensível, e o diálogo tem avançado no sentido de fornecer evidências, recuperar pessoas e aprimorar políticas. No processo, aprendemos, ensinamos e vamos aperfeiçoando ambas as instituições”, enumerou o dirigente.

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof. Augusto Albuquerque (PROINTER), Prof. Glauco Lobo (vice-reitor), Profª Elizabeth Daher (PREX); Prof. Cândido Albuquerque (reitor), secretário Mauro Albuquerque (SAP); Profª Lara Capelo (PREX), Sheline Barroso (chefe de gabinete da SAP) e Prof. Érico Veras (FEAAC). (Foto: Gutiérrez Reges/ UFC Informa)

Em acréscimo, a administração superior formalizou a doação de 100 exemplares de livros editados pelas Edições UFC e pela Imprensa Universitária ao projeto Livro Aberto, iniciativa desenvolvida pela SAP com o intuito de incentivar a leitura como caminho para a ressocialização e redução de pena de internos do sistema prisional. A cada livro lido, os detentos conquistam a remissão de quatro dias de pena, podendo estender o benefício a 12 títulos por ano.

Prestigiaram ainda a solenidade de celebração do convênio o vice-reitor Glauco Lobo Filho; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado; a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Luciana Gonçalves; a representante da direção da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Samila Gomes; a coordenadora de Legislação e Captação de Parcerias da PREX-UFC, Profª Lara Capelo; a chefe de Gabinete da SAP, Sheline Barroso, além de equipes da SAP, da PREX, da PROPLAD e do Programa Cientista-Chefe.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.