UFC e Secretaria da Cultura do Ceará iniciam diálogo para elaboração de acordo de cooperação na área cultural

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (28), gestores da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) e da Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC) para discutir uma proposta de acordo de cooperação na área cultural.

A diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, apresentou a estrutura da Secretaria da Cultura da Universidade, que atualmente possui cinco equipamentos a ela vinculados: o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), a Casa de José de Alencar (CJA), o Museu de Arte da UFC (MAUC), a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO) e a Rádio Universitária FM.

Imagem: Sete pessoas enfileiradas, lado a lado, após participarem de reunião na UFC (Foto: Gutiérrez Reges/UFC)

Em sua primeira visita à Reitoria da UFC como secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela destacou o desejo de aproximação com a Universidade. “A nossa intenção é manter e fortalecer o que for possível de parcerias tanto com relação aos equipamentos [culturais da UFC] como em outras ações”, reforçou, apontando o interesse, por exemplo, em ações de fortalecimento cultural em municípios como Russas e Crateús, onde a UFC possui campus.

O Prof. Cândido Albuquerque chamou a atenção também para o estímulo a ações extensionistas na área cultural da Universidade. “Na UFC, além da Secretaria de Cultura, nós temos, na área de extensão, muitas ações que podem ser desenvolvidas com o Estado”, afirmou, lembrando que a UFC já possui, em âmbito federal, uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) para fomento artístico de estudantes da Universidade.

A diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, ressaltou a receptividade da Secretaria da Cultura do Ceará e o interesse de aproximação entre as duas instituições. “Até onde eu sei, é o primeiro termo de cooperação da SECULT UFC com a SECULT CE e eu acho que, por toda a conjuntura da Universidade e pela relação que se tem com a SECULT em ações pontuais, um termo de cooperação vai dar vazão a novas parcerias, novas ações, a iniciativas em conjunto que tendem a fortalecer e aumentar nosso diálogo com a sociedade”, considerou.

A reunião contou ainda com as presenças do administrador da SECULT UFC, Daniel Schaumann Correia; do diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira; do coordenador de Conhecimento e Formação da SECULT, Ernesto Gadelha; e da coordenadora de Cinema e Audiovisual da SECULT, Camila Vieira.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.