V Semana Pedagógica da UFC é iniciada com o tema da Transdisciplinaridade; programação segue até sexta-feira (3)

A V Semana Pedagógica (SEMPED) foi iniciada na manhã desta quarta-feira (1º), no formato remoto, e segue com programação até sexta-feira (3) para toda a comunidade acadêmica. As atividades buscam apresentar possibilidades para a docência na UFC a partir de reflexões sobre a temática da Transdisciplinaridade.

A Camerata de Cordas do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) deu as boas-vindas aos participantes, seguida da mesa de abertura dos trabalhos (confira abaixo). A Profª Maria José Costa dos Santos, coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), apresentou a proposta do evento e destacou as temáticas que serão tratadas: didádica e cyberdidática, formação para inovação, avaliação por competências, entre outras.

O diretor-executivo da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), Prof. João César Moura Mota, ressaltou a ideia da SEMPED de cooperação e integração efetiva das pessoas em torno dos desafios e convidou os participantes para também se engajarem nas atividades integradas da Escola.

A pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, relembrou a importância da Semana, que chega à quinta edição: “Esse evento muito interessante que busca integrar todos os docentes de todos os campi do Interior e as unidades acadêmicas da Capital. Esta é a grande finalidade da Semana Pedagógica”, afirmou e deu as boas-vindas ao semestre 2023.1 na UFC.

FORMAÇÃO DO PROFESSOR – O Prof. Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a palestra de abertura sobre a formação do professor e as competências fundamentais (confira abaixo). Ele destacou as seguintes qualidades do docente: ter interesse por tudo, tomar iniciativas, ter compromisso com a verdade, manter o brilho nos olhos.

“A gente se transforma em um professor quando encara essa do altruísmo, de pensar no outro. Ninguém é um bom professor quando pensa nos seus interesses [...] A gente vai pra sala de aula ensinar aquilo que a gente considera que é necessário naquele momento, naquela escola, naquele contexto”, afirmou. Também caracterizou a ação do professor, que são situações em que ele evidencia sua competência, em: mediar conflitos de interesse, tecer redes de significados, mapear fundamentos e relevâncias, construir narrativas “fabulosas”.

A programação na tarde desta quarta-feira (1º) seguiu com minicursos sobre plano de ensino e de disciplinas para o ensino superior, funcionalidades acadêmicas e administrativas do SIGAA, finalizando com apresentação do Coral PAAP Maestro Orlando Leite.

Confira a programação completa da V SEMPED.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.