Comunidades acadêmica e jurídica prestigiam evento dos 120 anos da FADIR, com lançamento de livro

Os ambientes acadêmico e jurídico cearenses reuniram-se, ontem (1º), no evento comemorativo que abriu os festejos alusivos aos 120 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Na ocasião, foi lançado o livro Faculdade de Direito: 120 anos (1903-2023), publicado sob o selo da Imprensa Universitária.

A obra foi organizada pelos jornalistas Cristiane Pimentel e Marco Fukuda, servidores técnico-administrativos da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e conta ainda com artigos de docentes da UFC e juristas, em um valioso resgate histórico da trajetória da instituição, nascida, em 1903, como Faculdade Livre de Direito do Ceará e posteriormente incorporada à Universidade do Ceará.

Imagem: Corpo docente da faculdade de Direito posa no anfiteatro Willis Guerra com o livro comemorativo. O reitor Cândido Albuquerque está ao centro. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

A mesa solene foi composta pelo reitor da Instituição, Prof. Cândido Albuquerque; pelo vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; pelo diretor da Faculdade de Direito da UFC, Prof. Maurício Benevides; pela secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Profª Sandra Monteiro (representando o governador Elmano de Freitas) e pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargador Durval Maia.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

O Prof. Maurício Benevides abriu as falas agradecendo aos organizadores da obra e o apoio de instâncias como a UFC Informa, na pessoa de sua coordenadora, Profª Claudia Buhamra; ao Conselho Editorial da UFC (e seu presidente Paulo Elpídio) e ao diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo. Ele elogiou o conteúdo do livro, que se debruça sobre as temáticas Faculdade de Direito hoje (referência do ensino jurídico), Faculdade de Direito ontem (pioneirismo e tradição) e Faculdade de Direito amanhã (o desafio de ensinar para o século XXI).

Imagem: Organizadores do livro, os jornalistas Marco Fukuda e Cristiane Pimentel posam sentados no anfiteatro com o livro comemorativo em primeiro plano. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

O diretor citou ainda que, para além do inegável legado democrático e científico, a unidade vive, desde 2019, um intenso ciclo de modernização e digitalização, com adoção de internet institucional de alta velocidade, disponibilização de uma biblioteca eletrônica com 1.800 títulos e criação de um laboratório de mídias. “Nosso desafio é dar um passo adiante, somando a modernidade à tradição e incorporando metodologias ativas e tecnologias ao ensino jurídico”, adiantou.

Professor da casa há mais de 30 anos e ex-diretor da FADIR por duas gestões, o reitor Cândido Albuquerque fez menção à preocupação com a excelência acadêmica e o livre pensar, características da faculdade desde a sua gênese, segundo ele associada fortemente à consolidação dos ideais republicanos no Ceará. “Temos vários governadores do Ceará egressos desta casa, inclusive o atual. Além de grandes juristas, catedráticos e dos dois responsáveis pelo próprio nascimento da UFC, professores Otávio Lobo e Antônio Martins Filho. A UFC demoraria muito mais a ser criada, se não fosse a semente plantada em 1903. Foi aí que acreditaram ser possível a criação de um curso superior de qualidade no Ceará”, rememorou o dirigente.

Qualidade essa atestada pelos resultados, lembrou o reitor: “Nos últimos anos, sempre figurou entre as primeiras, dentre as mais de mil escolas de ensino jurídico do território nacional, com notas máximas em avaliações nacionais do Ministério da Educação e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

Veja como foi a solenidade na matéria da UFCTV:

ACESSIBILIDADE NA FADIR – A noite dessa quarta-feira também marcou a inauguração de um elevador da unidade acadêmica centenária, que liga os pavimentos do bloco didático mais recente. O primeiro uso do equipamento, assim como o corte da fita, foi feito pela estudante Tamires Xavier, graduanda do 8º período de Direito, acompanhada pelo reitor, pelo vice-reitor, pela Pró-Reitora de Extensão Elizabeth Daher e pelo diretor e a vice-diretora da FADIR, Maurício Benevides e Camilla Freitas.

Imagem: Estudante Tamires Xavier (ao centro, em cadeira de rodas), desfaz a fita na inauguração do novo elevador da FADIR. Ao seu lado, estão o vice-reitor Glauco Lobo, o diretor da FADIR Maurício Benevides, o reitor Cândido Albuquerque, a vice-diretora da FADIR Camilla Freitas e a pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher. (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

A aluna atribuiu a conquista à comunidade de discentes com deficiência da FADIR e disse que a busca por melhorias deve ser contínua. “Me senti muito honrada com o convite do Prof. Maurício. Não conhecia o anfiteatro nem outros locais de acesso aqui em cima. A plataforma que existia era problemática, a travessia do prédio antigo para o prédio novo também. Não tem como você falar em operar o Direito sem incluir, porque o Direito é por todos e para todos, como diz a nossa Constituição”, frisou. Além do elevador em pleno funcionamento, a faculdade passou por adequações estruturais para garantir a acessibilidade física, como colocação de passagens elevadas, rampas e piso tátil.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.