Museu de Arte da UFC inaugura exposição do escultor cearense Edismar Arruda no dia 8 de março

Aberta à visitação do público a partir desta quinta-feira (2), no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), a exposição Mãos que encantam, do escultor Edismar Arruda, será oficialmente inaugurada no próximo dia 8 de março, às 17h.

A mostra reúne obras produzidas pelo artista com sucatas de metal e peças automotivas, em uma proposta de arte sustentável. Na exposição também há peças criadas com restos de construção e outros materiais de ferro, permeando a reflexão sobre o ato de reciclar e ressignificar a arte.

Imagem: burro feito de sucata automotiva

Edismar Arruda é natural de Jaguaribara, município distante 219 quilômetros de Fortaleza. O escultor e artesão tem se especializado em esculturas de metal com utilização de sucatas automotivas e peças de construção. Já realizou exposições em galerias e shoppings de Fortaleza e espaços institucionais como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Suas peças estão presentes em outros estados do País, a exemplo de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.

O artista despertou para a produção de esculturas em seu ofício de metalúrgico, reaproveitando peças de metal. Edismar vem expressando em sua arte a valorização da natureza e do mundo animal, temáticas presentes em suas criações em tamanho real, sendo uma de suas marcas o detalhamento e o cuidado no ato de transformar.

Uma das obras expostas em Mãos que encantam, uma escultura do personagem Dom Quixote, da literatura de Miguel de Cervantes (1547-1616), será doada ao acervo do Museu de Arte da UFC.

Imagem: obra retrata jacaré engolindo peixe feita com sucata automativa

ATIVIDADES NO MAUC – Edismar Arruda também vai ministrar no MAUC uma palestra no dia 15 de março, às 15h, e uma oficina no dia 29 de março, das 14h às 17h, além de conduzir visitas guiadas à exposição (dia 10, às 14h; dia 18, às 10h, e dia 27, às 14h). As atividades são abertas ao público. Mãos que encantam ficará em exibição durante todo o mês de março.

A exposição tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Secretaria de Cultura (SECULT UFC) e do Museu de Arte da UFC.

SERVIÇO – O MAUC está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, quando a abertura é previamente divulgada, o funcionamento costuma ser das 9h às 13h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.