Reitor recebe estudante aprovada em Medicina, filha de funcionária terceirizada da Universidade

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (2), a estudante Laianne Plácido Lima, de 25 anos, aprovada na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o Curso de Medicina da UFC-Fortaleza.

Egressa da escola pública e moradora do bairro Pirambu, na periferia da cidade, ela foi à reunião acompanhada do namorado, Iuri Ramos, e da mãe, Maria Célia Lima, que trabalha há 11 anos como auxiliar de serviços gerais no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC.

Imagem: Foto da estudante Laianne Plácido Lima vestindo uma blusa na cor preta nos jardins da Reitoria

Laianne, caçula de três filhos, é a primeira pessoa de sua família a ter a oportunidade de ingressar no ensino superior, tendo passado em Medicina na sétima tentativa, desde que concluiu em 2015 o ensino médio no Centro Educacional Moema Távora. Estudando por conta própria, ela obteve bolsa no Curso Pré-Vestibular XII de Maio, projeto de extensão da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, cujas aulas ocorrem em salas da Biblioteca de Ciências da Saúde Prof. Jurandir Marães Picanço, no Campus do Porangabuçu.

Em 2021, aprovada em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Laianne não tinha condições de se mudar para realizar a formação acadêmica em Salvador (BA). A 11 dias de iniciar as aulas do semestre letivo 2023.1 na UFC, ela reflete sobre o simbolismo de conquistar uma vaga em um dos cursos mais tradicionais e competitivos. “Foram anos de dedicação e de abdicação, de muitas dificuldades que tive que contornar para conseguir chegar a ver o meu nome na lista dos aprovados”, compartilhou.

Para a mãe, Maria Célia, é uma satisfação ver a filha alcançar tamanha vitória. “Achei bonito a parte dela estudar e conseguir o que queria, que era o sonho dela ser uma doutora e se formar em Medicina. Foi muito importante para ela e é um orgulho para mim também”, celebrou, emocionada.

Confira vídeo com os depoimentos de Laianne Lima e da mãe Maria Célia:

A pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, que é docente do Departamento de Medicina Clínica, dirigiu palavras de incentivo à estudante. “O curso de Medicina é difícil, tem que estudar. Tem que estudar final de semana? Tem. Tem que se dedicar? Tem. Mas você chegará ao final, com certeza. Você vai superar, e, qualquer coisa, procure a gente para orientação”, comentou a pró-reitora.

A vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Danielle Gaspar, destacou a relevância das políticas de assistência estudantil, como o Restaurante Universitário, as bolsas e a oferta de estágios próximos à residência dos alunos como forma de inclusão e de apoio à permanência. “A gente participa desse processo com grande prazer porque vemos que realmente a Universidade está se abrindo para receber alunos de diferentes classes sociais, e isso é muito importante para dar oportunidade a essas pessoas”, refletiu.

Assista ao vídeo com a vice-diretora da FAMED, Profª Danielle Gaspar:

O reitor Cândido Albuquerque elogiou o esforço e a determinação de Laianne, e, parabenizando-a publicamente, ressaltou a necessidade de a UFC acolher e integrar todos os estudantes de graduação ingressantes pelo sistema de cotas. Ele apontou ainda que Laianne será um exemplo positivo para tantos jovens, amigos e familiares, além de uma referência para a comunidade onde vive.

“Isso mostra que os sonhos são possíveis. Com a sua vontade de superação, é só uma questão de tempo para você ser médica. Nem precisa se preocupar com isso agora, que o curso de Medicina vai lhe dar tantos caminhos e você vai se encontrar lá dentro. Você vai fazer um curso completo, bem feito, e isso faz a diferença”, pontuou o Prof. Cândido.

Veja vídeo com o reitor da UFC:

Ao final do encontro, Laianne Lima recebeu das mãos do reitor um exemplar do livro Viva UFC e outro de A construção do amanhã: as origens da Universidade Federal do Ceará, lançados em 2022 pela Imprensa Universitária e que trazem um retrato dinâmico atual e informações históricas sobre a UFC. Ambas as obras podem ser consultadas gratuitamente no site do Repositório Institucional da Universidade.

Imagem: Foto posada da reunião do reitor Cândido Albuquerque com a estudante Laianne Lima no gabinete da Reitoria da UFC

Participaram também da reunião a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Nadja Dutra; o coordenador do Projeto Rondon na UFC, César Pontes, e o coordenador do SISU na UFC, Prof. Rafael Braz.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.