Edital unificado oferta mais de 2 mil vagas de bolsas de iniciação acadêmica, isenção do RU e auxílios creche, emergencial e moradia

Estarão abertas, de 13 a 24 de março, as inscrições para o Edital nº 04/2023, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará, que regula o processo seletivo unificado para a bolsa de iniciação acadêmica, a isenção parcial ou total do Restaurante Universitário (RU) e os benefícios de auxílio-creche, auxílio emergencial e auxílio-moradia.

A seleção é destinada a estudantes de cursos de graduação presencial da UFC com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições são on-line, por meio da aba "Auxílios e Bolsas" no Portal do Discente, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Imagem: estudantes em biblioteca

A bolsa de iniciação acadêmica e os auxílios creche, emergencial e moradia estão disponíveis para todos os campi da UFC. As bolsas de iniciação acadêmica têm previstas 1.800 vagas, com a possibilidade de renovação e de concessão de novas bolsas para os campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral. O auxílio-creche poderá contemplar até 22 estudantes que detenham a guarda e coabitem com os filhos de 6 a 48 meses incompletos. E o auxílio-moradia terá 170 vagas com o intuito de contribuir para o custeio das despesas de moradia e alimentação nos municípios nos quais a Universidade está instalada.

O auxílio emergencial atenderá até 200 estudantes e é um recurso voltado para prestar assistência ao aluno que esteja com dificuldades de se manter cursando a graduação. O interessado nessa modalidade de benefício deverá se enquadrar em um dos seguintes casos: morar em município diferente do campus em que estuda; necessitar de tratamento de saúde para continuar os estudos ou se encontrar em limitação temporária devido a problemas com saúde mental; possuir dificuldade para adquirir material acadêmico, mediante solicitação do professor; ou ainda estar em situação de vulnerabilidade ou risco social, sem conseguir acessar nenhuma outra forma de suporte.

Os estudantes em situação de vulnerabilidade social podem pleitear isenção total ou parcial do Restaurante Universitário (RU). A isenção parcial garante duas refeições diárias (almoço e jantar) nos campi de Fortaleza, Quixadá, Sobral, Crateús e Russas, enquanto a isenção total garante as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) àqueles estudantes que morem em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, com exceção da Capital.

Os interessados devem procurar mais informações no site da PRAE, bem como acessar o próprio edital, o cronograma do processo, as orientações sobre inscrição e documentação, e os anexos específicos sobre auxílio-creche, auxílio emergencial, auxílio-moradia, isenção total e parcial do RU e a bolsa de iniciação acadêmica. No site da PRAE, também é possível encontrar um passo a passo da inscrição e uma relação de todos os documentos exigidos, de acordo com a modalidade de benefício pretendida.

Leia mais: Universidades alertam MEC sobre necessidade de recomposição orçamentária para equiparar bolsas estudantis e garantir custeio

Fonte: Coordenadoria de Assistência Estudantil da PRAE/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.