Conferências Dançantes: professor e mestre de capoeira conduzirá encontro sobre "Ginga e contracolonialidade"

O mestre de capoeira, antropólogo e professor Ricardo Nascimento, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), é o convidado da segunda Conferência Dançante 2023, com o tema “Ginga e contracolonialidade”, na próxima terça-feira (14), às 18h30min, no Mukambu de Cultura (Rua Senador Catunda, 206, Benfica). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas via formulário eletrônico.

A iniciativa do Coletivo Areia: pesquisa artística e criação em/com dança integra o Projeto de Pesquisa Artística e Extensão Conferências Dançantes, coordenado pela artista e professora Emyle Daltro e vinculado aos Cursos de Graduação (licenciatura e bacharelado) em Dança da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC e do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA).

Imagem: O professor Ricardo Nascimento é docente da UNILAB, mestre de capoeira e antropólogo (Foto: Divulgação)

Para o encontro sobre “Ginga e contracolonialidade” podem se inscrever estudantes de dança, música, artes visuais, teatro, entre outras linguagens artísticas; artistas, brincantes, professores, pesquisadores de diferentes áreas e demais interessados. Os organizadores orientam o público a comparecer usando roupas flexíveis que permitam a movimentação.

A proposta do Prof. Ricardo Nascimento, como explicam os organizadores do evento, é “problematizar a ginga, um dispositivo ético e estético de intervenção social, cultural e político, que constitui o patrimônio gestual das comunidades tradicionais no Brasil. O intuito desta ação artística é demonstrar que a ginga, como artefato estético-político, não é exclusiva da capoeira e se encontra em várias práticas culturais populares, tanto quanto na vida cotidiana das nossas sociedades”.

SAIBA MAIS ‒ O projeto das Conferências Dançantes ocorre desde 2022. Em 2023, a série começou no dia 14 de fevereiro, no TUPA, tendo como primeira convidada a cantora, compositora e pesquisadora Simone Sousa, que abordou o tema “Toda forma da água”. As conferências dançantes prosseguirão até setembro, agora contando também com apoio e financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), através do XII Edital Incentivo às Artes (categoria Dança).

Na proposta do projeto, a apresentação é sempre realizada por uma pessoa ou coletivo, e o público é convidado a intervir livremente, tornando a conferência um processo de composição coletiva. Cada encontro é filmado por um técnico em audiovisual participante do projeto, para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos mobilizados e possam acompanhar e aprender, mesmo que posteriormente, com esse processo de composição coletiva.

Fonte: Profª Emyle Daltro, dos cursos de Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.