Terceira edição do Hackathon Inovando UFC inscreve estudantes e servidores até 26 de março

A Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), lança o edital do 3° Hackathon Inovando UFC – Programa de Inovação Colaborativa. Poderão participar servidores docentes e técnico-administrativos, assim como estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes cursos da UFC.

Ao todo, serão ofertadas até 15 quinze bolsas para as soluções aprovadas no Hackathon. Uma novidade trazida neste ano é a possibilidade de recebimento de bolsa de R$ 400,00 por servidores técnico-administrativos (limitado a duas bolsas) com propostas aprovadas na competição, conforme Resolução nº 08/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Além disso, os melhores projetos, escolhidos pela comissão do programa, receberão bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), no valor mensal de R$ 400,00, de maio a dezembro de 2023.

Imagem: estudantes posam para foto

As inscrições devem ser efetuadas em grupos de até seis pessoas, e a quantidade de participantes será limitada até a formação de, no máximo, 10 equipes. As inscrições serão exclusivamente on-line, por meio do formulário eletrônico, e podem ser realizadas até 26 de março. Todos os integrantes de projetos aprovados no Hackathon receberão treinamento em Métodos Ágeis, também com certificado de participação.

O programa é uma iniciativa da PROINTER. O objetivo é estimular e apoiar propostas de projetos inovadores, ampliar o protagonismo dos servidores e dos estudantes da UFC e complementar a formação profissional dos alunos a partir da realização de atividades de inovação.

O Hackathon consiste no estímulo à criação de soluções a partir de problemas reais trazidos por distintas unidades da Universidade para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por servidores e estudantes. O desafio desta edição consiste em: desenvolver melhoria em serviço ou processo em unidade administrativa ou acadêmica da UFC, tornando-o mais eficiente em termos de custo, tempo ou experiência do usuário. 

Mais informações podem ser obtidas no edital do evento. Buscando democratizar o acesso à informação, o edital foi elaborado utilizando a Linguagem Simples, técnica que visa tornar a comunicação com a sociedade mais objetiva, compreensível e inclusiva.

Fonte: Coordenadoria de Inovação Institucional da PROINTER/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.