Agência UFC: Pesquisadores da Química obtêm patente com microcápsula para tratamento contra câncer

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará acabam de obter patente de uma microcápsula para ser utilizada no tratamento contra a leucemia promielocítica (LPA), um tipo de câncer de sangue e medula. O objetivo principal da microcápsula é oferecer um tratamento que reduza os efeitos colaterais dos métodos tradicionais contra a LPA.

Para o desenvolvimento da microcápsula, a equipe associou o ácido betulínico, que possui atividade antitumoral seletiva, com a hesperidina, que potencializa essa característica. Em seguida, usaram biotecnologia para projetar a microcápsula e realizar a liberação controlada dos compostos e, com isso, evitar a exposição das células sadias ao medicamento.

Imagem: pesquisadoras em laboratório

O sistema obteve sucesso nos experimentos in vitro e em testes de citotoxicidade com animais. Para se transformar em medicamento, no entanto, ainda são necessários mais testes em animais e a fase clínica, que envolve humanos.

A microcápsula é o tema da reportagem desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação de pesquisas da Universidade. A matéria explica os detalhes de como a ideia surgiu e como foi desenvolvida nos laboratórios da UFC.

Fonte: Profª Nágila Ricardo, orientadora da pesquisa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.