Docentes Aliny Monteiro e Patrícia Vasconcelos assumem direção do Campus de Russas

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, deu posse, na manhã desta terça-feira (14), em solenidade realizada em seu gabinete, às novas dirigentes do Campus da UFC em Russas. As docentes Aliny Abreu de Sousa Monteiro e Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora daquele campus. 

A Profª Aliny Monteiro, que atuava como vice-diretora da unidade acadêmica desde 2015, assume a direção do campus após a saída do Prof. Lindberg Lima Gonçalves, que esteve no cargo desde a inauguração da unidade, em 2014. Na cerimônia de posse, a docente comentou sobre o desafio de assumir a direção da unidade acadêmica e a oportunidade de retribuir com o que aprendeu durante os anos que já passou na gestão.

Imagem: as docentes Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos e Aliny Abreu de Sousa Monteiro

“Eu acredito que nós vamos continuar dando a nossa contribuição para o campus em busca de melhorias. E [espero] que a gente possa conseguir dar o melhor para aqueles alunos que estão ali à espera de um serviço de qualidade, que a gente sempre tem buscado prestar não só no ensino, mas na pesquisa, na extensão, e aprimorar alguns projetos, ampliar as parcerias”, reforçou.

A Profª Patrícia Vasconcelos expressou a gratidão pela oportunidade. “Eu vou fazer o meu melhor para o bem da Universidade e da unidade acadêmica. E o que eu puder fazer, eu farei”, afirmou.

Na ocasião, o reitor Cândido Albuquerque chamou a atenção ao fato de o Campus de Russas se tornar uma unidade “inteiramente administrada por mulheres”, com as docentes na diretoria, na vice-diretoria e na Coordenação de Programas Acadêmicos.

“Administrem pensando na Universidade, pensando no aluno, em como fazer o melhor para o aluno, para o professor, independente de quem seja ele. E a gente deve pensar assim: como é que a nossa Universidade pode fazer o melhor ensino, a melhor extensão, a melhor pesquisa; como ela pode ser empreendedora, como ela pode inovar”, solicitou. 

Imagem: reitor cumprimenta as docentes

Estiveram presentes à solenidade de posse a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Nadja Dutra; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, além de colegas e familiares das docentes.

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC

PERFIS Doutora em Química pela UFC, Aliny Abreu de Sousa Monteiro possui mestrado em Química Inorgânica e graduação em Química pela mesma instituição. Atuou, desde 2015, como vice-diretora e coordenadora de Programas Acadêmicos do Campus da UFC em Russas. É docente do curso de Engenharia Civil e coordena projetos de pesquisa e de extensão na Universidade.

Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos possui mestrado e doutorado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialização em Tecnologias da Informação pela UFC e graduação em Informática pela UNIFOR. É avaliadora de instituições de ensino superior para o ato autorizativo de credenciamento no MEC/INEP e vice-coordenadora do curso de Ciência da Computação em Russas. Além de vice-diretora do campus, a docente ocupará o cargo de titular da Coordenadoria de Programas Acadêmicos daquela unidade acadêmica.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.