UFC inaugura Centro de Especialidades Médicas para atendimento de estudantes em diversas áreas da saúde

A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na manhã desta terça-feira (14), o Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC), vinculado à Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Localizada na Av. da Universidade, 2635, Benfica, em Fortaleza, a unidade, integrante da rede de assistência à saúde da UFC, reforça o atendimento exclusivo ao público estudantil da Instituição.

O CEMUFC foi criado com o objetivo de prestar atendimento interdisciplinar, direcionado aos estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade, que totalizam cerca de 29 mil alunos. Com a capacidade de cerca de 200 atendimentos semanais, o Centro oferta especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Anestesiologia e Psiquiatria, além de equipe de Enfermagem.

Imagem: O Centro de Especialidades Médicas está localizado na Av. da Universidade, 2635, esquina com a Rua Juvenal Galeno, no Benfica (Foto: Viktor Braga/UFC)

A equipe é composta por três clínicos gerais, três psiquiatras, um ortopedista, um otorrinolaringologista, um anestesista, três enfermeiras e duas técnicas de enfermagem, além de pessoal administrativo, de serviços gerais e de segurança.

Entre os serviços disponíveis no Centro estão o atendimento clínico nas especialidades mencionadas; atividades de promoção, acolhimento e educação em saúde; perícia médica para concessão das modalidades de regime especial e trancamento de matrícula; avaliação médica e acompanhamento de pendências para ingresso nas residências universitárias e avaliação médica dos candidatos aprovados na cota de pessoas com deficiência do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Veja imagens da solenidade de inauguração do CEMUFC no Flickr da UFC

A assistência multidisciplinar ao estudante na UFC data dos anos de 1960, tendo sido até então realizada na clínica da CPASE, localizada à Av. da Universidade, 2536, Benfica. Desde março do ano passado, com a conclusão da reforma do novo local, o atendimento passou a ser no CEMUFC, embora a inauguração tenha sido adiada devido a questões institucionais e ao último período de defeso eleitoral.

Imagens:  Nos consultórios do Centro o atendimento ocorre por médicos especialistas em Clínica Médica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Anestesiologia e Psiquiatria, além de equipe de Enfermagem (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Do início das atividades até o mês de fevereiro de 2023, o CEMUFC/CPASE realizou a abertura de 3.619 prontuários estudantis, sendo os cursos de Letras (10%), Medicina (5,2%) e Agronomia (5,15%) os mais frequentes. Houve prevalência do gênero masculino (53,5%) e idade mediana de 24 anos nos atendimentos.

Com a inauguração do novo espaço, os estudantes de graduação presencial da UFC podem marcar suas consultas médicas por meio do sistema SIGAA, clicando em Portal do Discente > Agendamentos > Agendar Atendimento.

O coordenador da CPASE, Manoel Fernandes de Lima Neto, falou sobre o atendimento:

O imóvel onde está sediado o Centro é patrimônio tombado e lá funcionou uma antiga residência universitária. Como o prédio se encontrava desocupado e carente de recuperação estrutural, foi necessário, então, um projeto cuidadoso de reforma, para preservar as características da fachada exterior e replanejar a ocupação do espaço interno. Nesse processo, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, teve papel decisivo pela articulação que fez entre a Reitoria, direção da CPASE e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Confira entrevista do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, à UFCTV:

ACOLHIMENTO – Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, “foi a visão de que precisamos acolher para incluir que fez surgir esse Centro de Especialidades Médicas”. Ele afirmou que a inauguração do CEMUFC representa a culminância de um olhar responsável e zeloso com dois aspectos de grande importância: as obras que visam à melhoria da infraestrutura da UFC e a assistência ao estudante vulnerável.

“Não havia dúvidas de que era preciso ampliar a assistência aos estudantes. A assistência ao estudante sempre foi tratada por nós como política institucional. Nosso alunado é composto por 50% de cotistas, muitos deles em situação socioeconômica vulnerável e dependente exclusivamente da saúde pública. Ter acesso a um atendimento médico de qualidade dentro da própria Universidade, além de ajudar na manutenção da saúde do nosso corpo discente, ajuda a desafogar também o Sistema Único de Saúde (SUS), já em situação crítica”, explicou.

Veja outras imagens do espaço recém-inaugurado no Flickr da UFC

Como o reitor havia afirmado antes da inauguração do espaço, a reforma do local para implantação da clínica fez parte do pacote de investimentos anunciado pela administração em agosto de 2020. A previsão era de que a obra custasse em torno de R$ 750 mil. Com os custos do projeto artístico que hoje cobre os muros (detalhado abaixo), foram acrescidos cerca de R$ 12 mil.

Na solenidade, o dirigente máximo fez questão de agradecer a todos os envolvidos na concretização da obra, como os gestores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), à qual o CEMUFC está vinculado; a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), a equipe da CPASE, a todos os servidores que estão tocando o Centro e, fez menção especial, à dedicação do Prof. Glauco Lobo ao projeto.

O reitor falou à UFCTV sobre a inauguração:

CUIDAR DE PESSOAS – O titular da PROGEP, Prof. Marcos Vinicius Veras, falou sobre os desafios de um projeto da magnitude do Centro de Especialidades Médicas. Ele afirmou que haverá ajuste das equipes e instalação de mais equipamentos na unidade.

Além disso, cita como o grande desafio da área da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: “Nós vamos cuidar agora das pessoas estudantes. A PROGEP sempre atuou até o momento para os servidores e agora vamos entrar também no cuidado com os estudantes, trazê-los, incluí-los. É um desafio diferente para a PROGEP, mas nós estamos preparados porque a gente [PROGEP] foi instituída para cuidar de pessoas”.

Confira a fala do Prof. Marcus Vinicius:

Por enquanto, o atendimento do CEMUFC é exclusivo para os discentes dos mais de 100 cursos de graduação presencial da UFC, no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A expectativa é de que, em um futuro próximo, o equipamento possa ampliar seus serviços a estudantes da pós-graduação e aos servidores do quadro da Instituição.

PRESENÇAS – À solenidade de inauguração do Centro de Especialidades Médicas da UFC compareceram o reitor, Prof. Cândido Albuquerque; o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Veras Machado; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Nadja Dutra; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; a pró-reitora-adjunta da PROGEP, Telma Araújo; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães, entre outros gestores e servidores técnico-administrativos.

Imagem: mural grafitado

ARTE NA FACHADA – Além do caráter histórico do imóvel-sede, o CEMUFC chama a atenção de quem passa pelo cruzamento da Avenida da Universidade com a Rua Juvenal Galeno pelo colorido. Ainda no ano passado, a obra finalizada recebeu murais de arte urbana como parte do projeto “Universidade em Cores – intervenção artística”, realizado pelo Museu de Arte da UFC (MAUC), em parceria com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) e com apoio do Curso de Design-Moda e das pró-reitorias de Extensão (PREX) e de Planejamento e Administração (PROPLAD).

Fizeram parte da pintura do mural os artistas Hirlan Moura; Geovane Queiroz; Nick; Renata Froan; João Duarte e Hugo Vieira, do grupo Hashtag.eu; Ksim; Miguel Naturê; Jr. Zapata, Ana Clara Mendes; Israel Felix, Caio Erick, Manuella Pinto, Marina Lacerda; Marcos; Black AB; Bruna Acioly; Givago Ioda; Wesley Rocha; Breu; Narah Adjane; Vidal Graffiti e Solrac. Eles foram selecionados via chamada pública realizada pelo MAUC, sendo sete vagas destinadas a estudantes da UFC e seis ao público externo.

Fontes: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.