Campus de Sobral: Reitor participa de recepção a novos alunos e visita bloco do Curso de Medicina

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, participou, nessa quarta-feira (15), da cerimônia de recepção dos novos alunos do Campus da UFC em Sobral. Na ocasião, os estudantes puderam ter um panorama geral da Universidade em que acabam de ingressar, incluindo temas como assistência estudantil, bolsas, serviços oferecidos e projetos desenvolvidos. O reitor também visitou, no Curso de Medicina, um bloco didático que foi recentemente reativado após ser reconstruído, e se reuniu com coordenadores de curso do campus.

Ao dar as boas-vindas aos calouros, o reitor destacou a especificidade do ensino superior em relação às fases anteriores da vida estudantil. Segundo ele, o ensino fundamental tem o papel de formar e de modificar as pessoas, ao passo que o ensino médio busca o amadurecimento e a autonomia dos estudantes. Já na vida universitária, a ideia é fazer com que os alunos se tornem agentes modificadores do ambiente no qual estão inseridos.

Imagem: Alunos sentados em um auditório; à frente, na parte elevada, está a mesa do evento composta por professores da UFC; o reitor está de pé, falando ao microfone (Foto: Ribamar Neto/UFC)

"É preciso apresentar soluções para os problemas enfrentados pela sociedade e trabalhar para melhorar a vida das pessoas", enfatizou o Prof. Cândido Albuquerque. Como exemplos recentes, ele citou a atuação da UFC durante a pandemia de covid-19 – com destaque para o desenvolvimento do capacete Elmo, de respiração assistida – e o salto no número de patentes concedidas à Instituição, que passou de um para mais de 30 nos últimos quatro anos. "Daremos todas as ferramentas para que vocês sejam bem-sucedidos", completou o dirigente.

A pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, lembrou que os estudantes são a "razão de ser" da Universidade. Ela aconselhou os alunos a viverem intensamente o tripé ensino, pesquisa e extensão, acrescentando ainda a inovação e o empreendedorismo como aspectos igualmente importantes para a formação. "É preciso ter muita dedicação ao curso, mas também ter tempo para vocês, para cuidar da saúde mental; então, divirtam-se. Tudo isso é importante para mantê-los aqui e para que vocês tenham uma formação completa", pontuou.

Veja outras imagens da visita da comitiva da UFC ao Campus de Sobral no Flickr

O diretor do Campus de Sobral, Prof. João Guilherme Nogueira, salientou que o período na Universidade pode abrir muitas portas para os estudantes, que, em contrapartida, deverão se esforçar nos estudos a fim de extraírem o máximo possível dessa experiência. "Nosso papel é dar o melhor ensino possível; o resto do caminho é feito por vocês", disse o diretor, citando que vários egressos do Campus de Sobral hoje brilham em diferentes campos de atuação no Brasil e no Exterior.

Também participaram da cerimônia de recepção aos novos alunos o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Rodrigo Rego; o vice-diretor do Campus de Sobral, Prof. Mário Gomes Moreira, e o secretário de Trânsito e Transportes de Sobral, Kaio Dutra, egresso da UFC. A pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, também integrou a comitiva da UFC, acompanhando os demais compromissos do dia em Sobral.

Imagem: Duas alunas do Curso de Engenharia da Computação, lado a lado, de pé, posando para a foto (Foto: Ribamar Neto/UFC)

EXPECTATIVAS – Ingressantes do Curso de Engenharia da Computação, as amigas Letícia Andrade e Ana Sarah, ambas de 17 anos, estão com as melhores expectativas e pretendem aproveitar da melhor forma possível os anos que passarão na UFC. "Pelo nome que a UFC tem, eu espero conseguir aprender muito mais coisas do que eu aprenderia em outras faculdades. No meio do curso já quero ter um emprego, ter mais oportunidades, e também gostaria muito de participar de projetos na Universidade", vislumbra Letícia, que nasceu em São Paulo e reside em Massapê, município próximo a Sobral.

Ana Sarah, natural de Parnaíba, no Piauí, conta que o interesse pela computação, sobretudo por programação, surgiu ainda no ensino fundamental, durante as aulas de robótica na escola em que estudava. "Vim pra cá porque já tinha ouvido falar muito da UFC e me interessei bastante. Parece ser um ótimo curso, pelos professores, pela estrutura, e espero sair daqui conseguindo adentrar bem no mercado de trabalho e seguir carreira na programação", planeja.

BLOCO RECONSTRUÍDO – A comitiva da UFC visitou também as instalações de um dos blocos didáticos do Curso de Medicina. O prédio havia passado alguns anos desativado devido a problemas em sua estrutura física. Em 2020 foi iniciada a reconstrução. As obras foram concluídas há poucos meses, no fim de 2022. Agora, quatro laboratórios devidamente equipados, além de seis salas de aula e 10 gabinetes já estão sendo utilizados pela comunidade acadêmica.

Imagem: Comitiva da UFC visitando laboratório de um bloco didático que foi recentemente reconstruído (Foto: Ribamar Neto/UFC)

"Esse bloco, que agora está novamente à nossa disposição, tem sido uma ferramenta importante para a retomada das aulas de graduação do curso. Estamos muito felizes e esperamos avançar cada vez mais, para que nossos alunos e professores possam desenvolver atividades práticas de qualidade", disse o coordenador do Curso de Medicina, Prof. Paulo Roberto Leal.

O reitor Cândido Albuquerque classificou a entrega do bloco à comunidade como uma "grande conquista". "O que antes estava destruído agora está funcionando de forma muito melhor, com tudo equipado, e a qualidade da construção é de primeiro mundo. Então, a Medicina de Sobral, no bloco da Patologia, está hoje dotada de excelentes laboratórios e isso é muito importante, porque qualifica o ensino, a pesquisa e a extensão."

Imagem: Reitor e demais integrantes da comitiva da UFC conversando com professores do Campus de Sobral (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O dirigente da Universidade teve ainda uma reunião com coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação do campus. Juntamente com os demais integrantes da comitiva, ele conversou com os docentes e destacou alguns dos principais projetos e ações atualmente em curso na Instituição.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.