Conselho Universitário define lista tríplice para escolha de reitor da Universidade Federal do Ceará; veja resultado

A lista tríplice para a escolha, pelo presidente da República, do novo reitor da Universidade Federal do Ceará foi definida na manhã desta sexta-feira (28). Reunidos na Reitoria, os representantes do Conselho Universitário (CONSUNI) votaram entre os três nomes apresentados ao pleito, saindo como mais votado o Prof. Custódio Almeida, confirmando, assim, o resultado da consulta realizada à comunidade universitária nos dias 25 e 26 de abril.

Custódio Almeida, que concorreu na consulta pela chapa UFC Viva e Democrática, tendo a Profª Diana Cristina Silva de Azevedo como candidata a vice-reitora, obteve 29 dos 38 votos dos representantes do CONSUNI. O Prof. Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos, do Departamento de Cirurgia, teve três votos, e o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, dois votos. Brancos somaram três votos e houve um voto nulo.

Imagem: Sala do CONSUNI (Foto: Viktor Braga/UFC)

Antes do início da votação, o presidente da sessão, o reitor Cândido Albuquerque, agradeceu à comunidade universitária pela “maneira ordeira e pacífica com que foi realizada a consulta”. Em seguida, informou que a candidata pela chapa Unir para Avançar na consulta pública, Profª Elizabeth de Francesco Daher, não apresentaria seu nome para ser votado. Os dois outros nomes anunciados para participar do pleito foram indicados pela chapa UFC Viva e Democrática.

Veja outras imagens da votação no CONSUNI no Flickr da UFC

A votação dos conselheiros foi acompanhada pela Comissão Eleitoral e ocorreu de forma secreta e uninominal, ou seja, cada membro votou em apenas um candidato. A lista com os três nomes definidos no CONSUNI será enviada ao Ministério da Educação (MEC). A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República.

O RITO – No início da reunião do CONSUNI, o reitor Cândido Albuquerque leu o resultado da consulta à comunidade universitária. Na sequência da sessão, foi dado início ao certame, com distribuição das cédulas de votação entre os conselheiros. Após a votação e o anúncio do resultado, os conselheiros assinaram a ata da reunião.

Conforme a legislação que regulamenta o processo de escolha de reitores de instituições federais de ensino superior, a lista tríplice deverá ser encaminhada ao Ministério da Educação no prazo de até 60 dias antes do fim do mandato do atual dirigente da UFC, que foi empossado em 22 de agosto de 2019.

Fonte: Comissão Eleitoral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.